Home / Cultura

CULTURA

Setor cultural pode contar com o governo em Goiás, diz Lincoln Tejota

O Governo de Goiás lançou nesta sexta-feira (30) o programa Retomada Cultura, que prevê um pacote de ações em apoio à classe artística e cultural goiana. “Essa pandemia tem deixado um rastro de dificuldade por onde passa e é uma
O lançamento do programa foi prestigiado pelo o vice-governador, que participou da cerimônia no Teatro Goiânia, ao lado do governador Ronaldo Caiado e do secretário de Estado de Cultura, César Moura
Em seu discurso, o vice-governador relembrou uma conversa que teve ano passado, quando as medidas de isolamento forçaram que o setor suspendesse as atividades. “Me questionaram como o setor cultural poderia se mostrar relevante diante de um cenário de tantas calamidades nessa pandemia. E eu tive a oportunidade de responder: imagina enfrentar uma pandemia sem música, sem filmes, sem a arte?”.
Por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), foram lançados 20 novos editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural que irá abranger cerca de 2,5 mil projetos do segmento cultural goiano. “Recursos a serem distribuídos somam quase R$ 40 milhões”, afirmou o secretário César Moura.
O programa Retomada Cultura ainda prevê a oferta de crédito e apoio aos artistas autônomos, empreendedores e pequenas empresas que precisam de consultoria financeira ou fazer renegociação de dívidas. “Hoje o setor cultural vai perceber que aqui em Goiás tem um Estado que acolhe, que incentiva e temos um governador que valoriza a nossa cultura goiana e, principalmente, os nossos artistas”, disse Lincoln Tejota.
Também foi anunciado o projeto “Evento Cultural Seguro”, que prevê protocolos adequados para a reabertura de espaços culturais.
Outra novidade são os descontos nos valores das locações dos espaços vinculados à Secult, exclusivos para produtores e artistas de Goiás. A expectativa do Governo de Goiás é de que com o avanço da vacinação, os protocolos sejam cada vez mais eficientes na proteção do público e proporcionem a retomada gradual dos eventos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias