Home / Cultura

CULTURA

Dia da Língua Nacional e regionalidades

O Dia da Língua Nacional é comemorado nesta sexta-feira (21) e é dedicado a homenagear a língua que se fala em uma nação, no caso do Brasil, a língua portuguesa. Além disso, vale ressaltar que a língua é um sistema que utiliza de palavras e regras para comunicar ou expressar algo.

Por outro lado, a comunidade linguística é formada por pessoas de um grupo específico, ou seja, o povo de uma nação. Eventualmente, essa população mantém o idioma atualizado, seja pela adição de novas expressões ou resinificando palavras.

Entretanto, a língua portuguesa possui diversas influências, principalmente o tupi-guarani (indígena) e jejes e nagôs, de povos africanos trazidos como escravos ao brasil. Além disso, foi fortemente influenciados pelo francês, falado pela elite intelectual do século XIX e italiano. A língua portuguesa conta também com palavras estrangeiras vindas do inglês, como set up.

Por outro lado, afim de manter a consonância, foi criado a gramática e o acordo ortográfico entre as nações lusófonas. Com isso, o idioma português torna-se mais "homogêneo" e simplificado em diversos fatores.

Gírias e língua nacional

Assim como cada idioma, as gírias são características de uma língua nacional, que o tornam distinto de acordo com a localidade. Além disso, as gírias são ferramentas que demonstram que o idioma segue em constante evolução e regionalismo. Tanto é que não é incomum ver alguém a usar "cê é louco", "mano do céu", "de rocha", durante uma conversa.

Confira algumas gírias goianas.

Anêim: maneira goiana de dizer "ah, não" sobre algo.

Brocado: com muita fome, capaz de comer um boi numa pratada só.

Córgo ou corguim: abreviação de córrego, mas também muito utilizada quando sabe que algo vai dar errado "anêim, cê pulou o corguim de ré agora".

Goiano do pé rachado: demonstra ser um motivo de orgulho para o goiano.

Lascado: a pessoa em questão está em sérios problemas.

Negócio ou trem: usado tanto pra indicar algo ou objeto. "Cadê aquele trem que eu te pedi?", "que negócio mais sem noção, você vai se lascar bonito nisso aí".

Pit Dog: sanduicheira de rua, ponto de encontro comum em Goiânia.

Resnga: algo surpreendente ou impressionante. Contém variações como "errensga", "rén".

Não vale um pequi roído: a pessoa não vale nada; não merece tempo, energia ou disposição para tal.

Literatura goiana

O estado de Goiás é conhecido por sua literatura, como Cora Coralina, Hugo de Carvalho e Pedro Gomes. No entanto, os primeiros livros escritos datam do século 18, em gêneros como romantismo, prosa e simbolismo.

Por outro lado, a prosa regionalista goiana busca principalmente ressaltar características dos costumes da região Centro-Oeste. Além disso, traz características próprias como a ruralidade, cidades pequenas e o tom local de acordo com a região em que foi escrito.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias