Home / Cultura

CULTURA

Encontro propicia partilha de experiências e visualidades no campo da Arte e Cultura Visual

Acontece na próxima semana, entre os dias 9 e 11 de março, o I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual: visualidades em experiências partilhadas. O evento é gratuito e ocorrerá de forma on-line. O evento tem como objetivo socializar e promover o diálogo acerca das pesquisas que envolvem o campo da arte e da cultura visual a partir de objetos de pesquisa diversos e com característica transdisciplinar e marca o início do ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/UFG).
Na abertura do Encontro, a artista visual carioca Patrícia Gouveia, que se define como uma “artista arqueóloga amadora”, fará uma palestra na qual compartilhará sua pesquisa artística, que alinha reflexões sobre a paisagem, natureza, arte, ciência e resiliência. A artista trabalha com diversas linguagens, entre elas a fotografia, vídeo, instalação e intervenção urbana. Autora de diversos livros, participou de inúmeras exposições coletivas, realizou exposições individuais na China, Itália, Brasil, Colômbia e Argentina. Em dupla com a artista Isabel Löfgren desenvolveu as pesquisas de longa duração Banco de Tempo (exposição, site e livro com edição independente) e Mãe Preta (exposição, site e publicação). Tem trabalhos em coleções privadas e acervos institucionais, como a Coleção Joaquim Paiva/MAM e Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi uma das fundadoras da Agência Foto In Cena (1995/98) e do Ateliê da Imagem (1999/2019), espaço cultural independente que formou 2 gerações de fotógrafos e notabilizou-se como centro de pesquisa, ensino e fomento da imagem no Rio de Janeiro, no qual atuou como diretora artística e pedagógica, coordenadora e curadora de exposições, seminários e eventos.
No segundo dia do evento, a palestra será da Professora. Doutora Rita Morais de Andrade. Docente da Universidade Federal de Goiás, ela atua nas áreas de Artes, Design e Moda, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Com o tema “Organização e planejamento podem não ser o que você pensa: aproveite melhor o seu tempo na pós-graduação”, Rita pretende contribuir para que os alunos construam uma experiência universitária mais consciente e feliz. “Duas das palavras mais procuradas nos buscadores digitais são "organização" e "planejamento". Talvez, essas duas ideias não tenham encontrado antes um momento tão fértil quanto este de isolamento social. Mas, será que organizar e planejar são mesmo ações que resolvem problemas? Qual o sentido, se é que há algum, em utilizar essas ferramentas ou esses conceitos na vida acadêmica, especialmente na pós-graduação?”, questiona a pesquisadora, que é escritora e Líder do Grupo de Pesquisa Indumenta: dress and textiles studies in Brazil (UFG/Capes), que investiga os muitos modos de vestir os corpos e as casas. Paulistana de coração mineiro, é mãe da Olivia. Suas redes sociais são: @ritamoraisandrade - @indumenta - Podcast Outras Costuras (Spotify).
Além das palestras, a programação inclui rodas de conversa, apresentação de comunicação oral de discentes, sorteios de livros, revisão e tradução de artigos científicos e lançamento dos livros: “Cine Com Ciência: produção de vídeos com alunos do ensino fundamental” do autor Erizaldo Cavalcanti e “O vestuário como assunto: perspectivas de pesquisa a partir de artefatos e imagens” da coleção Desenredos com capítulos escritos por 13 autores e organizado por Rita Morais de Andrade, Indyanelle Marçal e Alliny Maia.

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas na modalidade ouvinte até o dia 08 de março. Para mais informações sobre como se inscrever, acesse o site: https://culturavisual.fav.ufg.br/
Serviço:
Evento: I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual: visualidades em experiências partilhadas
Quando: 09 a 11 de março de 2021
Onde: You Tube da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG): https://www.youtube.com/channel/UC8zQGDj79UHv66pzMg5DCSQ
Inscrições gratuitas: https://culturavisual.fav.ufg.br/
Contato: [email protected]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias