Home / Cultura

CULTURA

Peças estimadas em R$ 10 mi são roubadas de museus na Holanda

Os museus de Beek e Ossendrecht, situado no sul da Holanda, foram roubados nos últimos meses. O primeiro em agosto e o segundo há duas semanas. Dentre os itens que foram levados estão: armas nazistas, capacetes e uniformes raros. As peças são estimadas em mais de 1.5 milhão de euros, aproximadamente R$ 10 milhões de reais, conforme um porta-voz declarou ontem (28). As informações são da agência Reuters e foram publicadas pelo G1.

Conforme a matéria, para roubar o Museu de Testemunhas Oculares, os assaltantes fizeram força contra os portões e golpearam a porta da frente. Em seguida, vários carros levaram partes de uma coleção que demorou anos para ser elaborada. As peças são avaliadas em mais de um milhão de euros. Ela contava com 150 personagens que retratavam a história de um paraquedista alemão, chamado August Segel.

Por outro lado, no museu de Ossendrecht, outra coleção foi levada quase completa. Ela é avaliada em centenas de milhares de euros. Os assaltantes levaram: bonés, capacetes, armas de fogo, paraquedas, uniformes e binóculos.

Assaltantes dos museus estavam bem preparados

De acordo com a reportagem, os assaltos provocaram uma apuração sobre a segurança dos museus que abordam a Segunda Guerra Mundial. O argumento é de Janneke Kennis. Ela é funcionária de um museu de Overloon, que abrange a mesma temática.

"Não acreditamos que eles roubaram para vender abertamente online, porque as armas são numeradas e são tão únicas e raras que seriam reconhecidas imediatamente", explicou.

Conforme a funcionária, os assaltantes agiram de forma profissional e pode ser que tenham levado as peças para colecionadores.

"Eles provavelmente estudaram os museus para ver o que precisavam arrombar, fizeram uma lista e o fizeram muito profissionalmente", destacou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias