Home / Cultura

CULTURA

Goiânia: A jovem cidade conhecida por sua imensa área verde completa 87 anos

Goiânia é uma das capitais mais novas do Brasil e, no próximo sábado (24) completa 87 anos. Fundada em 1933 a cidade é conhecida como um dos municípios com mais área verde por habitantes. A jovem metrópole também é um importante polo econômico do país e principalmente do centro-oeste, considerado centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura.

De acordo com censo divulgado em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia é a segunda capital que mais atrai migrantes no País - só perde para Brasília. Segundo o chefe do IBGE em Goiás, o fator econômico é o principal fator para essa migrações e também ocorrem dentro do próprio estado

A estudante Plínia Ferreira, de 22 anos, natural de Abadiânia, no interior de Goiás, diz que veio morar na capital para estudar e trabalhar porque aqui encontrou melhores oportunidades. " Acho Goiânia uma cidade com o potencial de crescimento bem alta, tanto para estudo, quanto para investimento, é um lugar tranquilo para estudar, trabalhar e fazer carreira porque a cidade fica ligada com tudo e é muito completa".

Ela ainda diz que a diversidade cultural causada pela recepção de pessoas de outras regiões é uma das características mais marcantes da metrópole. " A coisa que mais me chama atenção em Goiânia é a diversidade de culturas, porque aqui tem gente de diferente locais e mesmo assim tem uma inclusão, as pessoas não são excluídas pela sociedade", afirmou a estudante.

Moradora da cidade desde que nasceu, Fernanda Pires dos Santos, de 23 anos, também aponta a receptividade como um ponto forte de Goiânia, "Eu acho aqui muito acolhedor, onde você estiver, se precisar de alguém as pessoas te dão informação, te tratam bem e também tem o fato de a cidade não ser tão grande, porque é muito fácil conhecer todo mundo".

Segundo Fernanda, outra característica da cidade é a diversidade de parques e também as opções de lazer que Goiânia oferece. Ela diz que "A cidade tem muitos parques, shoppings, bares, boates, boliche, parque de diversão e tem muitos shows, então aqui é uma cidade excelente para viver, eu amo Goiânia", declarou a Goiana.

A moradora ainda cita um dos cartões postais da cidade, o Parque Vaca Brava. Originalmente nomeado de Sulivan Silvestre, o parque está localizado no Setor Bueno, ele é dos menores da cidade – ocupa uma área de 79.800 metros quadrados, mas é um dos mais conhecidos.

Parque Vaca Brava- Um dos cartões postais de Goiânia- Foto: Reprodução/ Marcio Garmatz

Por lá o verde de Goiânia também predomina com espécies de plantas nativas e árvores, como mangueiras, cajueiros e flamboyants. O charme dos parques e da grande área verde contempla toda a cidade.

Comemorações Virtuais

Anualmente, no aniversário de Goiânia é realizado o tradicional desfile na avenida 24 de Outubro. Mas, por ser um ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, os planos para comemorações do aniversário da cidade tiveram que ser mudados.

Para o Manhã Sagres, o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, informou que esse ano as comemorações serão diferentes por conta do distanciamento social. "Este ano as nossas atividades serão virtuais. A partir do dia 24 de outubro e durante o mês de novembro serão realizadas uma série de atividades da cultura popular”, revela.

Segundo o secretário, a programação inclui shows virtuais, apresentações de espetáculos teatrais e de quadrilhas tradicionais, além da exibição de longas-metragens online. Ainda de acordo com ele, a novidade esse ano é que haverá uma série de apresentações especiais planejadas com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, juntamente com seus vários grupos, em celebração ao aniversário de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias