Home / Cultura

CULTURA

Pra Ler o Mundo: projeto estreita relações da criança com a literatura

Pra Ler o Mundo é um projeto de estímulo à leitura dedicado a crianças e pessoas interessadas no livro e na literatura, realizado pela Cia. ju-cata histórias, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. As quase 100 atividades previstas pelo projeto têm estreia semanal na Internet e contemplam oficinas, narração de histórias, espetáculos teatrais, shows musicais, bate-papos com especialistas.

Dentro da programação do projeto, o Encontro com a Literatura Infantil promove um bate-papo com especialistas no livro, na leitura, na escrita. Em agosto, a convidada especial nos canais @praleromundo é a livreira Melissa Pomi. Hoje (22), às 11 horas da manhã, a convidada apresenta cinco projetos editoriais premiados e dicas para iniciação à leitura a partir de universos imaginários de alta qualidade criativa.

Fundadora da Pomar Livraria, em Goiânia, Melissa discute uma das estratégias mais eficazes para o estímulo à leitura: promover a aproximação entre a criança e o livro. Especialmente, se for um livro capaz de conquistar a atenção de pequenos leitores pelas imagens, pela narrativa, por empatia com os personagens.

Em uma conversa com o DM Revista, a coordenadora do projeto Pra Ler o Mundo, Juliana Mado, discorre sobre função social das atividades promovidas.

“O projeto Pra Ler o Mundo foi aprovado pelo fundo de arte e cultura de Goiás, pelo edital de literatura 2018 e com dinheiro público a gente faz um projeto que tem como objetivo aproximar a criança da biblioteca. Todas as atividades aconteceriam presencialmente na biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer e agora estão acontecendo virtualmente. São atividades em diversas linguagens artísticas para que a criança e o adulto associe a leitura com outras artes; a gente relaciona tudo à experiência da literatura porque a leitura amplia a visão do sujeito. Essa relação com as outras artes é intrínseca, a pessoa que lê acaba gostando de outras artes também e a gente acredita que a pessoa que lê e tem acesso a produção artística cultural consegue fazer sua leitura de mundo de maneira mais autônoma” comenta a coordenadora. 

É evidente, também, a preocupação dos profissionais do setor editorial com a possibilidade de taxação de livros no Brasil e uma consequente inacessibilidade ao acesso à informação e educação. A discussão ganhou grande visibilidade e levantou hashtags como #DefendaOLivro, ascendendo chamas de esperança, alimentadas pela reivindicação popular em prol da democratização do acesso à educação.

“Isso realmente é uma tragédia. Em geral o brasileiro lê pouco, as crianças, os adultos leem muito pouco e isso está relacionado a várias questões, como a formação cultural e o acesso à educação. Como não há essa tradição da leitura, as pessoas não se influenciam, então os adultos não influenciam as crianças e elas apenas leem se estiverem inseridas em um ambiente de leitura, se elas veem pessoas lendo e frequentam bibliotecas ou livrarias. São muitas questões que envolvem a pouca leitura e uma delas é o preço do livro, a gente já sabe que um livro não é tão barato assim e, sem essa isenção de impostos o livro fica mais caro e mais inacessível.” Juliana Mado.

Em oposição às diversas medidas que visão adormecer o jovem leitor, mais uma atividade do projeto surge para inserir a literatura no processo de formação do indivíduo. Prosa Miúda foi concebida para dialogar com crianças na primeira infância, com até quatro anos de idade. Para isso, o espetáculo de teatro integra narração e música. A partir da animação de objetos, a Cia. ju cata-histórias busca provocar interação por meio de ações muito simples, que exploram movimentos das mãos, olhos, cabeça, repetição gestual e música. Além disso, medidas de inclusão são realizadas durante as leituras, Prosa Miúda conta também com interpretação em LIBRAS.

Encontro com a Literatura Infantil

Todas as atividades previstas pelo Pra Ler o Mundo têm estreia semanal, online, e contemplam oficinas, narração de histórias, espetáculos teatrais, shows musicais, bate-papos com especialistas e práticas de yoga para a família.

Além disso, a partir de 25 de agosto, às 10 horas da manhã, o projeto oferecerá, também, uma Oficina de Tangram, conduzida pelo arte educador Fábio Gerônimo, também com tradução em LIBRAS. Nesta atividade, a proposta é que a criança se torne protagonista de seu próprio aprendizado, afinal, além de ser um brinquedo, o Tangram é ainda um objeto divertido capaz de ensinar conceitos básicos de matemática.

Programação

22 ago ׀ 11h – Encontro com a Literatura Infantil, LIVE com a livreira Melissa Pomi. Canal: @praleromundo (Instagram e Facebook)

25 ago ׀ 10h – Oficina de Tangram, com Fábio Gerônimo. Canal: @praleromundo (Instagram, Facebook e Youtube)

Oficina Brinquedo-percussão – produção da Praieira, com Juliana Mado. Canal: @praleromundo (Instagram, Facebook e Youtube)

Oficina de Ilustração, com Greice Aguiar. Canal: @praleromundo (Instagram, Facebook e Youtube)

Mais informações podem ser acessadas no site do projeto Pra Ler o Mundo

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias