Home / Cultura

CULTURA

Escritor goiano oculta o próprio nome para criar a mais nova revista eletrônica de Literatura Independente, a Poiésis

Com o intuito de movimentar o cenário independente da Literatura Nacional em espaços digitais, o escritor Hebert Hanna criou na primeira quinzena deste mês (05/07) a Revista Poiésis de Literatura Independente. Mas, Hebert Hanna não é seu verdadeiro nome, é um pseudônimo como ele mesmo explica: “o 'Hebert' veio do nome do escritor americano do livro Duna, Frank Herbert, e o 'Hanna' da filósofa alemã de origem judaica, Hannah Arendt”.

Anarquia cultural e utopia, em boas doses de efervescência literária, são os elementos principais da revista digital concebida como um espaço de interação para leitores e escritores, amadores ou não, que não encontram espaço atrativo no universo literário e virtual atual e também para os escritores entre si. “É verdade que abundam exemplos de páginas congêneres e que aceitam publicações diversas, mas, nenhuma delas resolve um problema urgente de todos escritos independentes. Frequentar um espaço onde colocar um texto online não basta, o mínimo é ser lido”, afirma o autor goiano.

Ainda pouco conhecidos, porém, com linguagem autêntica, irreverente e marcante, Marielle Sant’Ana, R. T. Martins, João Antonov, Kevin Almeida e Vera Goulart são alguns dos colaboradores da Revista Poiésis. O site literário já tem 11 textos em diversas categorias, como poesias, artigos, contos, crônicas e resenhas. Ao final da revista eletrônica, há uma seção chamada ‘Publique!’ para que, assim, mais escritores possam contribuir, de maneira gratuita, com futuras obras.

“Preservar a liberdade de ideias em detrimento das pressões políticas atuais, sem muletas temáticas, aceitar todos os pontos de vista e rejeitar as pequenas caixinhas de ideias que parecem massacrar o mainstream cultural brasileiro é mais uma missão da Revista Poiésis”, segundo Hebert Hanna.

“Quase todo ambiente cultural parece fechado a um pequeníssimo conjunto de temas e ideias; e qualquer dissonância é tida por imprópria.” Por isso, na visão libertária do autor, o site espera ser um contraponto em meio a tantas apostas e incertezas para que se estabeleça “um espaço livre para quem tem dentro de si o espírito livre”.

Revista Poiésis de Literatura Independente

Site:

rpoiesis.wixsite.com/poesis

Facebook:

www.facebook.com/poiesisrevista

Instagram:

www.instagram.com/revistapoiesis

@revistapoiesis

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias