Home / Cultura

CULTURA

Poesia, contos e crônicas movimentam concurso literário

Escrever é colocar no papel as mais diversas ideias, registrar sentimentos, momentos, oportunidade ainda para desenvolver a criatividade. Quem escreve também aprende a se expressar, levar ao próximo o mundo mágico da leitura.

Por isso o projeto de extensão Habeas Liber da Faculdade de Direito da UNB promove o IV Concurso Literário. O evento que neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, vai ser online, tem como tema “Bom Viver” que tem o objetivo de incentivar os participantes a refletir sobre as transformações que vivemos, e assim entender o que esse conceito realmente significa.

Para a acadêmica de direito, Tayná Frota, 23 anos, o evento pode ajudar as pessoas a repensar a forma que vivem. “Sabemos que os tempos atuais estão sendo mais difíceis, entretanto, acreditamos que a arte de escrever auxilia o ser humano em refletir sobre a sua condição, seus pensamentos, e sobre a sua própria qualidade de vida”, pontua.

O IV Concurso Literário é organizado pelos acadêmicos dos cursos de direito, biblioteconomia e pedagogia, com orientação do professor e doutor Vallisney de Oliveira, Poeta, escritor e magistrado. O evento que teve início no último 26 de maio segue com inscrições abertas e gratuitas até o dia 16 de junho, e é aberto para a população brasileira e estrangeira com idade igual ou superior a 16 anos. Os textos devem ser escritos em português e seguir as regras que constam no edital.

Uma equipe avaliadora vai analisar os textos enviados e selecionar 200 poemas e 100 crônicas, restando 20 poemas e 10 crônicas. Em seguida, a comissão organizadora fará nova filtragem para definir os 20 poemas e 10 contos/crônicas finalistas irão para votação através do Facebook do Projeto Habeas Liber, entre os dias 04/07 e 20/07.

Os vencedores também vão ser conhecidos pelas redes sociais do projeto, entre os dias 21/07 a 26/07, com posterior entrega dos certificados entre os dias 27/07 a 31/07. Quem não for do Distrito Federal, poderá receber o documento pelos correios. O IV Concurso Literário vai premiar o primeiro lugar de cada categoria com 1 (um) aparelho novo de leitura Kindle 10a geração, tela 6", da empresa Amazon. Para os participantes do segundo ao décimo lugar, um certificado de Menção Honrosa.

PUBLICAÇÃO EM LIVRO

A comissão organizadora estuda a viabilidade de publicar a segunda edição do livro literário com os contos, crônicas e poesias, uma forma de tornar ainda mais público o material e disponibilizá-lo para acesso e leitura. O primeiro foi lançado com o nome "Corações Libertários".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias