Cultura

Conheça o Museu de Arte Contemporânea de Goiás

diario da manha

Fala-se muito no momento sobre Pandemia, porem as pessoas estão se esquecendo do pós pandemia, será necessário se reinventar e se adaptar a esse período, como encontraremos a sociedade pós pandemia, então faz-se necessário novas políticas públicas e novas abordagens que foi sugerida em pauta pelo ICOM, que versa sobre as ações digitais que devem ser implantadas como as já citadas.

O MAC conta com cerca de 1200 obras, nós mais variados suportes, que atualmente estão expostas aproximadamente 10%, na exposição “Acervos do MAC”, realizadas pelo curador Leonam Fleury. É importante ressaltar que o MAC carrega um nome de forte prestígio mundialmente e juntamente do o CCON, busca formas de colocar o MAC/Goiás, cada vez mais em evidência, sendo assim conhecido e inserido na vida dos goianos. 

Estamos no período onde acontece A 18ª Semana de Museus é uma ação em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM. (CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS), este conselho delimita á temática que norteia as reflexões realizadas em comemoração a esse dia, assim sendo Museus de todo mundo realizam eventos sob o mesmo assunto, que neste ano é “MUSEUS PARA IGUALDADE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO”.

No Brasil seu planejamento dessa comemoração é realizado pelo IBRAM (INSTITUITO BRASILEIRO DE MUSEUS) que neste ano se estende até o dia 24 de maio, sendo assim instituída a Semana Nacional de Museus. No calendário anual existe ainda outra data muito importante para que é a “Primavera de Museus” realizada em setembro, que aborda temas principais e ações educativas.

 O objetivo é aumentar a conscientização sobre o fato de que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, bem como para o desenvolvimento de entendimento.

A PROGRAMAÇÃO dos museus da SECULT GOIÁS se tiveram inicio nesta segunda-feira e sua programação foi dividida no seguinte calendário:

18.05 -Museu Pedro Ludovico

19.05 – Museu de Imagem e Som de Goiás

20.05 – Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

21.05 – Museus Ferroviário de Pires do Rio

22.05 – Museu de Arte Contemporânea

  • – Passeio Virtual pelos Museus de Estado da Cultura. 

Em especial quero aproveitar o ensejo para convidá-los a acompanhar no dia 22.05 por meio do canal do Youtube da Secult Goiás, a programação realizada pela equipe do MAC, em que serão postados três vídeocast com os convidados:

  • Museólogo Tony Willian Boita (Diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa), 

Ele abordará as dificuldades que o setor museológico tem enfrentando e diante do cenário atual, como os museus podem se reinventar em tempos de isolamento social.

  • Museóloga e mestranda em Antropologia Social UFG – Nutyelly Senna 

Que apresentará uma reflexão sobre os modos de representação das mulheres negras nos museus, além disso, ensina a construir as Abayomis – bonecas negras feitas com sobras de retalhos, que simbolizam resistência negra e poder feminino, além de serem ferramentas educativas contra o racismo.

  • Prof. Dra. Eliane Maria Chaud, da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Ela faz um trabalho de acessibilidade aos museus de arte. Aproximação do público com os museus, desmistificando o “ELITISMO”, que o museu é para todos de forma geral. Ou seja, a DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS MUSEUS. 

Seguindo a mesma esteira de entendimento em uma análise da CF/88, podemos observar  que o Estado tem o dever de garantir o pleno exercício de direitos fundamentais, disponibilizando-os para toda população. No caso da Cultura (art. 215 da CF/1988), da mesma forma a LEI Nº 11.904/2009 – Que institui o Estatuto de Museus norteia os princípios basilares que são: a valorização da dignidade humana; a promoção da cidadania; o cumprimento da função social; a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural;  o intercâmbio institucional. 

Assumi recentemente a coordenação do Museu de Arte Contemporânea em um novo cenário que é o de adaptação. E temos discutido juntamente com os departamentos coordenados pelos profissionais:

  • GERÊNCIA DE MUSEUS E GALERIAS ( KEITH TITTO)
  • GERENTE DE PATRIMÔNIO (TÂNIA MENDONÇA)
  • GERÊNCIA DE GESTÃO EVENTOS CULTURAIS (DIRCE VIEIRA)
  • SUPERINTENDENTE DO CCON (MARA PUBIO JARDIM)
  • CHEFE DE GAB. DO SECRETÁRIO DE CULTURA (PAULO FERNANDO)
  • E SECRETÁRIO DE CULTURA ADRIANO BALDY 

Uma de nossas prioridades é colocar o MAC, cada vez mais conhecido e inserido na vida dos goianos. E como prova inconteste de seu trabalho ímpar é a  “CRIAÇÃO DA CARTA ABERTA DE APOIO Á CRIAÇÃO DA LEI NACIONAL DE EMERGÊNCIA CULTURAL”, com o objetivo de garantir proteção mínima necessária ao setor da cultura.

Também deu inicio ao projeto de arborização do CCON, essa iniciativa irá reflorestar o espaço cultural com espécies do Cerrado, proporcionando qualidade de vida aos visitantes.

Assim com agendas positivas para intensificar as ações nas plataformas digitais da SECULT. Como “O projeto Cultura em Casa que foi criado em março e nasceu na quarentena”.

E foi pensado especialmente para o período de isolamento social. Sendo realizadas por meio da plataforma digital para que os goianos possam consumir cultura. Como o Música na varanda, Visita Virtual 360 aos museus da Secult, Literatura Encenada – infantil, Filarmônica Digital, Leitura de histórias de Goiás

E, além disso, estamos em parceria com a OVG a arrecadação de cestas básicas.  O Museu de arte contemporânea vêm buscando novas formas de aproximação com o público, criando maneiras de transferir experiências físicas em digitais como: Tour virtual pelas seções do museu; Transmissão ao vivo com artistas em seus ateliês mediadas por curadores; Vídeos institucionais nas redes sociais, Curiosidades e destaques do acervo da reserva técnica.

Por, Pryscilla Bezerra – Coordenadora do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Goiás.

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro

8 de maio de 2019 as 10:17

Os signos e o corpo humano