Home / Cultura

CULTURA

Pica-Pau completa 80 anos em 2020

A revista Superinteressante fez uma publicação comemorativa em seu site pelos 80 anos do Pica-Pau em 2020. Por meio do texto de Rafael Battaglia, ilustração de Kim Noise, design de Maria Pace e edição de Alexandre Versignassi, a matéria celebra a criação do personagem de Walter Lantz.

A animação faz parte do imaginário de quem assistiu ao longo das décadas aos desenhos do pássaro azul e vermelho de risada peculiar. Hoje as frases ditas por ele, assim como os episódios em que era colocado, também são utilizados como meme pelos usuários das redes sociais.

Uma das versões que explica o nascimento do pássaro, como destaca a revista, mostra que foi de improviso. Em 1940, Lantz e sua equipe de roteiristas e cartunistas buscavam uma forma para justificar um incômodo na casa do personagem de maior sucesso do estúdio: Andy Panda.

Ao invés de animar a situação com uma chuva, algo que na visão do desenhista seria caro, resolveu substituir a tempestade com um pica-pau bicando do lado de fora, como realça o site da Super.

Walter Lantz

A revista destaca a história de Walter Lantz que nasceu em 1899, em New Rochelle, uma cidade em Nova York, Estados Unidos. Quando se mudou para Manhattan aos 15 anos trabalhou como mensageiro e entregador em um dos jornais do magnata, que controlava parte da imprensa, William Randolph Hearst.

Lantz foi aperfeiçoando técnicas de desenho enquanto trabalhava no jornal, como aponta a publicação da Super. Passou a ser animador dois anos depois. Trabalhava em uma da divisões que Hearst utilizava para desenvolver animações com os personagens das tirinhas dos seus jornais.

Em 1922 Lantz vai trabalhar na Bray Productions. Esse estúdio dominava o mercado de animações nos EUA, como enfatiza a publicação. Criou o personagem Dinky Doodle, um garoto que andava sempre acompanhado de seu cachorro. Nessa produção, o animador escrevia, dirigia e atuava.

A parceria com a Bray Productions durou até 1927, segundo o portal. Em seguida se mudou para a Califórnia e trabalhou como roteiristas com o cineasta Mack Sennett para ajudar a popularizar filmes de comédia, gênero que Sennett era conhecido por ser "o rei".

Desenhos transmitidos no cinema

A publicação também pontua que Walter Lantz foi contratado por Charles Mintz em 1926 para criar desenhos de um personagem feito por Walt Disney: Oswaldo, o Coelho Sortudo. Mintz comprou os direitos do coelho que se parece com o Mickey, mas tem orelhas pontudas, como ressalta a Superinteressante.

Um dos grandes nomes da Universal Pictures, Carl Laemmle, não gostou do resultado final e cortou a parceria com a empresa de Mintz. No entanto, Lantz era conhecido por ser bom de lábia, como aponta a publicação, convencendo Laemmle a continuar com os desenhos.

Os desenhos passavam no cinema nesse período, já que não havia TV. A Superinteressante também salienta que Lantz trabalhou também para transmitir mensagens positivas por meio dos desenhos durante a Grande Depressão, período como a população foi atingida de forma crítica pela crise econômica.

Em 1935 criou um estúdio próprio e levou o coelho Oswaldo com ele. Apesar disso, conforme a matéria especial, a parceria com os estúdios da Universal continuou. Dessa maneira, Lantz e a equipe criavam os desenhos e a Universal distribuía aos cinemas, segundo a publicação.

Pica-Pau em português

A matéria da Super enfatiza a criação de novos desenhos do Pica-Pau feitos desde 2018 pela Universal. Eles estão disponíveis em um canal do YouTube chamado "Pica-Pau em português". Esses são alguns dos mais visualizados na plataforma:

Memes na internet

Alguns usuários do Twitter costumam relembrar de episódios do Pica-Pau para se expressarem na internet. Veja alguns dos exemplos:

https://twitter.com/Heraclitadefeso/status/1256721514885451776
https://twitter.com/claa_fernandess/status/1246482422331564033

Existe também um perfil no Twitter (@memepicapauofic) em que é possível encontrar diversas situações vividas pelo personagem e que se aplicam à realidade, segundo as imagens:

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias