Home / Cultura

CULTURA

Jornalista lança livro e desfaz mitos sobre depressão

Depois de enfrentar  a depressão por 7 meses, Edomm Hezrom, jornalista  e autor do livro, " Depressão, verdades que o seu psiquiatra não contou, lançou um livro, em dezembro de 2019, para falar sobre a própria experiência e os conhecimentos que acumulou, frutos de árdua pesquisa que durou mais de 5 anos. A princípio, Edomm pesquisou o tema para entender o que estava acontecendo consigo, porém a vontade de ajudar outras pessoas cresceu e o livro tornou-se inevitável.

De acordo com o autor, há muitas verdades sobre a depressão que não estão sendo ditas, pois o poder das indústrias farmacêuticas e da psiquiatria é muito forte.  Alguns tópicos abordados pelo jornalista são estes: " nem todo suicídio é causado pela depressão", " as taxas de suicídio são maiores entre pessoas que usam antidepressivos", " não há evidências científicas de que a depressão seja causada por problemas físicos", " há muitos efeitos colaterais em quem usa antidepressivos, tais como: dificuldade de memorizar, tremedeiras, dependência do antidepressivo, disfunção sexual, dificuldades para dormir etc. Edomm denuncia  conluios entre psiquiatras e indústrias farmacêuticas e revela que a psiquiatria tornou-se uma verdadeira anarquia, graças à maneira em que o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição ( DSM-5 ) foi editado.

Edomm também entrevistou várias pessoas que conseguiram lidar com a depressão sem ajuda de remédios. " Essas histórias podem , de alguma forma, ajudar a todos aqueles que estão passando pelas noites escuras da alma," afirmou Edomm. Para o jornalista, o caminho de superação não é uma via de mão única e a leitura do livro é indispensável para que se conheça outra alternativa.

O livro têm 175 páginas e tem sido recomendado por muitos psicólogos de Goiás. É prefaciado pela psicóloga Rosane Lorena Granzotto e é indicado pelo pós-doutor em Psicologia ( Ex-professor da Puc de São Paulo) Roberto Rosas Fernandes. O livro está à venda no site da Amazon, livraria Leitura (Goiânia) e no instagram do próprio autor, @edomm_hezrom.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias