Home / Cultura

CULTURA

10 dicas de atividades para crianças fazerem em casa durante a quarentena

Com todo o tempo livre que as crianças estão tendo em casa, nada melhor que atividades criativas para entreter a garotada.

A ilustradora Bruna Bandeira dá dicas de como desenhar em lives nas redes sociais (@imagineedesenhe). E como os pais podem ajudar as crianças a gostarem de desenhar.

Com estratégia e paciência, pais podem ajudar que algumas folhas em branco e um lápis sejam o convite para minutos (ou horas) de diversão em tempos de quarentena.

Veja as dicas da Bruna:

1. Ensine que não existe a frase “eu não sei desenhar”.

2.Faça com que as crianças conheçam diferentes materiais .Você pode criar com tudo que tiver em casa, veja o que mais agrada, procure referências na internet.

3.Se a criança tiver algum artista favorito, use como referência, comece propondo releituras até ela se sentir confortável a criar seus próprios personagens.

4. Proponha um autorretrato: que ela se olhe com carinho e desenhe cada detalhe, aproveite e sugira que ela coloque uma frase ou palavra se elogiando.

5.Proponha que a criança ilustre algum amigo e que faça um marcador de página para ele, é simples: use um papel mais grosso, aquarela e caneta permanente

6.Coloque alguns vídeos de artistas na internet e mostre as suas técnicas

7. Veja qual artista inspira mais a criança. Tem vários deles nas redes sociais.

8. Tranquilize a criança sobre o processo criativo, deixe que ela aprecie no seu tempo

9. Guarde as artes que ela produzir, ela vai poder acompanhar sua evolução com o tempo.

10. Mostre para ela que o traço dela é único. Todo desenho é único e tem o traço e a identidade de cada artista.

A professora de educação artística e artes plásticas, Lívia Malta, também da algumas dicas de como usar o desenho e a pintura como exercício. Ela deu dicas de como misturar o desenho a outras expressões artísticas:

1. Releitura de obras famosas. Pode usar criatividade, lápis de cor, canetinha, giz de cera, como achar melhor. Fazer uma exposição home office com visita guiada com o pequeno artista, explicando as obras. Para expor pode usar a parede do corredor, da sala, da cozinha, como preferir.

2.Origami/ Tsuru. Faça os tsurus, marque 3 amigos nas redes sociais, com uma mensagem do bem e desafie os coleguinhas a fazerem, também e passarem a mensagem para frente.

3.Releitura quadro vivo. Escolha uma obra e use o seu corpo como suporte. A criatividade vem no figurino, use lençol, toalha, o que você tiver em casa. Se lembre de tirar um foto e guardar esse momento.

4. Vamos pintar. Vários artistas e suas fundações estão deixando obras na internet. Tem Candido Portinari, tem Romero Britto , tem Tarsila do Amaral . Mas vamos colocar umas regrinhas: vamos começar usando cores quentes, depois só as cores frias e depois somente usando duas cores complementares.

5. Teatro: criar uma história, criando o cenários com muitos desenhos. Coloque o convite na geladeira, avisando o horário e o local da casa onde vai acontecer o espetáculo. Não pode faltar ninguém, o artista é você.

6. Cinema: Vamos fazer um curta usando o celular, você é o roteirista e o diretor. Peça o responsável para filmar. Luz, camêra e ação, os brinquedos e alguns desenhos podem ser os personagens. A imaginação é o limite.

7. Escultura em 3D com materiais reutilizáveis que você já tem na sua casa: Caixinha de leite, embalagens vazias. A técnica pode ser corte, colagem. Agora valeo tudo para uma escultura bem bacana.

8. The Voice Home Kids: Vamos fazer uma paródia, com alguma música que você já gosta muito. Prepare um cenário bem caprichado, coloque a família toda para ajudar, no final da apresentação veja quem virou a cadeira.

9. Radionovela: use os recursos de um narrador, crie uma ação a partir de diálogo, faça efeitos sonoros, inclua personagem e música, use celular como recurso, grave tudo. Faça uma chamadinha da novela, título e divulgue no grupo de WhatsApp da família. Os desenhos ficam na identidade visual desta radionovela.

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias