Cultura

Depressão atinge 5,8 milhões no Brasil

Já o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos de idade, lamenta Martha de Lourdes Dias Batista. Um suicídio a cada quatro segundos no Planeta Terra

diario da manha
Sigmund Freud

Fundada por Sigmund Freud, morto há exatos 80 anos, em Londres, de câncer, a Psicanálise não é placebo e se constitui, hoje, no tratamento mais eficaz contra a depressão, o mal-estar da modernidade, explica a psicóloga, integrante do Grupo de Estudos Psicanalíticos do Estado de Goiás, Martha de Lourdes Dias Batista. Nascida em Goiânia e graduada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás [PUC-GO]. É a cura pela fala, pontua a pesquisadora do tema.

– A depressão atinge 5,8% da população do País. Dados da OMS.  Organização Mundial de Saúde. Um total de 12 milhões de indivíduos.

Suicídios

O Brasil é a Nação mais depressiva da América Latina, sublinha a psicóloga. A depressão exaure as energias de 322 milhões de habitantes no mundo, relata a estudiosa. Já o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos de idade, lamenta Martha de Lourdes Dias Batista. Um suicídio a cada quatro segundos no Planeta Terra, nos cinco continentes, desabafa a  psicoterapeuta. Índices alarmantes, registra. A Psicanálise é a saída para a cura da doença, diz.

Comentários