Home / Cultura

CULTURA

Vozes e paisagens

Rariana Pinheiro

Tenores, barítonos, sopranos e contraltos vão se unir à paisagem da charmosa Vila Boa e transformar este encontro em um espetáculo único para ouvidos, olhos e alma. É que de amanhã até o próximo domingo (19) a antiga capital de Goiás recebe. Sim, falo da 15ª edição do Encontro de Corais da Corais da Cidade de Goiás – Darcília Amorim. Na programação, apresentações nas igrejas e capelas históricas, além oficinas de canto adulto e infantil. Tudo gratuito.

Organizado pelo vilaboense Coral Solo, o evento vai reunir 25 corais, vindos de variadas cidades de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal. Entre os convidados, além do coral anfitrião, Coral Solo (idealizador do evento), entre os participantes estão o Coro Sinfônico de Goiânia, ccc, Madrigal Bel Canto e Coral Vida e Luz - Conservatório de Música e Arte de Brasília. 

“Este é um dos maiores eventos da categoria do Centro Oeste. Durante todos os dias é possível participar de oficinas de canto adulto e infantil, além de ouvir corais cantando em locais abertos ou em capelas. A noite, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, acontecem as apresentações oficiais”, explica a coordenadora técnica do encontro, a professora Ângela Barra da Veiga Jardim. 

Destaques

Entre os pontos altos do evento está a abertura, que acontece amanhã, no Cine Teatro São Joaquim, a partir das 20 horas. Lá estarão em cena grandes corais do Estado, como Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Coro Juvenil de Goiânia e o Coro Sinfônico de Goiânia,

No repertório de abertura, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás vai apresentar canções como “Os Justis” do alemão Anton Bruckner e “El Gabán”, do folclore venezuelano, com arranjo de Rafael Suárez e regência de Weber Assis

Por sua vez, o Coro Juvenil de Goiânia interpreta canções brasileiras, como “Sabiá”, “Coração de Uma Viola”, de Marlos Nobre e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, sob  a regência de Edson Marques. 

Já o Coro Sinfônico de Goiânia vai invocar as composições de Samuel Barber “Agnus Dei” e “Sept Chansons”, de Francis Poulenc, Poemas de Guillaume Apollinaire, com regência de Weber Assis. E o Grande Coro, trará os grandes Mendelssohn e Tchaykovsky, com regência de Katarine Araújo e Weber Assis. 

Outro grande momento do Encontro de Corais é o concerto “Angelus”, que trará um repertório com canções sacras e vai acontecer no sábado (16), no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, às 17 horas. Nele, se apresentam: Coral Elos de Luz, Coral do Conservatório de Músicas e Artes de Brasília (CMAB), Coral Unicanto e Coral RK, de Brasília.

Conforme o maestro do Coral Solo, Sebastião Curado, também um dos idealizadores do encontro, com todos esses músicos reunidos, o objetivo é, além de encantar o público, promover a integração dos vários grupos de corais existentes em Goiás e de outros estados. 

“Podemos possibilitar aos regentes, subsídios teórico e práticos para o aprimoramento de seus trabalhos e oferece a possibilidade de aperfeiçoamento da técnica de canto a todos interessados, acrescenta Tão Curado.

Guardião das canções

Esta edição tem ainda um gostinho especial para o anfitrião e organizador do evento, o Coral Solo. Pois, o Encontro de Corais abre as comemorações para os 40 anos do grupo, que será completado em outubro de 2020. “O evento desse ano é bastante emblemático para nós, que tentamos com tanto afinco preservar a história da música Sacra em Goiás”, explica Alex Pereira. coordenador geral do Encontro e também diretor geral do Coral Solo. 

Para quem não sabe, o Coral Solo é o responsável por entoar as canções sacras nas famosas e tradicionais procissões que acontecem na cidade de Goiás durante a Semana Santa, como na procissão do Fogaréu, por exemplo.  “O Coral Solo representa um marco em relação a preservação da história da música em Goiás. Era um grupo de seresta que se tornou detentor e guardião de parte do acervo musical, principalmente sacro vilaboense”, ressalta Alex Pereira, 

Centro Histórico da cidade de Goiás - Reprodução

De acordo com Alex, o grupo resguarda músicas que são da cidade e da história da música sacra do estado produzidas na cidade de Goiás e que o coral Solo, além de preservar divulgou em diversos cantos do País, com participações em recitais em programas culturais em várias cidades. E o trabalho de valorização da música sacra vilaboense ainda será amplificado nesses meses de celebração, de acordo com o diretor do coral.

“Depois desse evento, queremos fazer outras atividades, a exemplo de um circuito de música sacra, que iria ir para outras cidades além de Goiás.  A próxima edição do Encontro de Corais pretende também vamos nos preparar para as celebrações de 40 anos, pois ano que vem vamos realizar o encontro em outubro, data exata das três décadas de coral.

O Coral  Solo é uma instituição sem fins lucrativos, nasceu em outubro de 1980 e durante todo esse tempo manteve como meta principal acompanhar e preservar nas últimas décadas, várias das manifestações musicais e culturais espontâneas da Cidade de Goiás. Está sempre  

Saiba mais sobre a homenageada

Darcília Amorim (1903-1994)

A história de Darcilia de Amorim na Cidade de Goiás tem o seu destaque na sua condição de musicista, juntamente com suas irmã Laila e Dinah, que pela religiosidade e músicas sacras fundaram o tradicional coro da Igreja da Boa Morte. Muitas das músicas do currículo tradicional sacro ainda cantadas nas igrejas de Goiás Velho são ainda perpetuadas e que viraram tradição se deve muita à Darcília.  

Programação

Amanhã 

20h Abertura oficial - Cine Teatro São Joaquim

Quinta (14)

9h Oficinas - Palácio Conde dos Arcos

20h Apresentações oficiais - Santuário de Nossa Senhora do Rosário

Sexta (15)

8h30 - Palácio Conde dos Arcos Oficinas

10h30 - Recitais livres Igreja São Francisco de Paula

16h - Oficinas oficiais Santuário de Nossa Senhora do Rosário Apresentações Oficiais

Sábado (16)

8h30 - Oficinas e ensaios - Palácio Conde dos Arcos

15h Apresentações oficiais - Santuário do Rosário de Nossa Senhora do Rosário

17h Recital do Angelus Santuário de Nossa Senhora do Rosário

Domingo (17)

10h Grande Coro 

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias