Home / Cultura

CULTURA

Secult e Kelps lançam, hoje, 223 livros

Renato Dias

Com autores novos e escritores já consagrados no mercado editorial, o Programa Prosa e Verso chega, nesta terça-feira, à sua Oitava Edição com 223 livros, o selo da tradicional Editora Kelps e o patrocínio da Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Goiânia. O ato de lançamento ocorrerá às 19h, no Centro Cultural Praça do Trabalhador. A Antiga Estação Ferroviária. Em Goiânia. Com a participação do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o secretário de Cultura, Kleber Adorno, e o Publisher Antônio Almeida. O maior projeto do gênero no Brasil.

Graduado em Jornalismo pela PUC [GO], editor do DM Revista, o caderno de cultura do Diário da Manhã, veículo com 39 anos de história no mercado, em Goiânia, Goiás e Brasil, fundado por Batista Custódio e sob a presidência de Júlio Nasser, com passagem por ‘O Hoje’ e jornalista de ‘Metamorfose’, suporte online, Marcus Vinícius Beck autografará ‘Diário Subversivo: dias de embriaguez, utopia e tesão. Livro-reportagem de fôlego. Como um thriller político. Onze dias de ocupação. Pós-Wall Street. Meses de outubro e novembro. 2016. Ano de Golpe.

- Impeachment. Sem crime de responsabilidade. Para depor Dilma Rousseff, adotar o Estado Mínimo e as reformas Trabalhista e da Previdência. Com cortes nos gastos públicos.

O autor, de apenas 24 anos de idade, nascido no Paraná e radicado em Goiânia, com traços do neoanarquismo, radical ‘pero no mucho’, possui múltiplas influências: jornalísticas & literárias. Primeiro, Hunter Stockton Thompson, jornalista e escritor norte-americano. Ele é marcado pelo seu estilo original e extravagante. O fundador do Jornalismo Gonzo. Segundo, a narrativa de Norman Kingsley Mailer, fera que abocanhou duas vezes o Prêmio Pulitzer. O criador da não ficção criativa. Terceiro, pelo texto de Truman Capote, um ícone do ‘New Journalism’.

- Onze dias de ocupação. Da Rádio Universitária. Uma emissora da Universidade Federal de Goiás [UFG]. É escrito em primeira pessoa. O único documento, relato, daqueles dias.

Novos talentos

Economista formado pela PUC, em Gestão Financeira na Fundação Getúlio Vargas [FGV] e mestrando na mesma instituição de ensino superior, Daniel Dias lançará, hoje, obra seminal, ‘A crise financeira de 2008 no Brasil à luz da teoria keynesiana. Um levantamento original e ‘explosivo’ da implosão do subprime. Do ano de 2008. Quadro cíclico que se iniciou nos Estados Unidos [EUA]. Uma interpretação fundada no pensamento dos teóricos da Economia. Como as teorias neoclássicas de John Maynard Keynes, Hyman Minsky e até Irving Fisher.

A ideia original é refletir sobre as causas da crise no próprio sistema financeiro capitalista norte-americano, aponta o pesquisador de apenas 24 anos. Assim como analisar os tipos de ativos que foram ferramentas-chave para a explosão da crise, observa o teórico. No capitalismo, pontua. Além de colocar a crise sob uma ótica dos pensadores citados acima, dispara. Para entender a partir da visão deles o que é uma crise financeira. Mais: quais fatores podem gerá-la & como solucioná-la, afirma o crítico mordaz de Paulo Guedes, ministro da Economia, hoje.

Além de analisar também os impactos na economia brasileira, narra. Um país fundado sob o escravismo colonial, a herança da Casa Grande & Senzala, o capitalismo dependente, tardio, subordinado e integrado à globalização excludente e quais foram as medidas adotadas pela equipe econômica à época, analisa Daniel Dias. Quais as políticas do Governo Federal, o que inclui políticas macroeconômicas do Ministério da Fazenda e Banco Central [BC], para tentar conter a crise? Tanto em um âmbito fiscal quanto monetário. É o que ele promete responder.

Poesia

Formado em Educação Física pela Esefego, Gustavo Ferreira de Almeida, um poeta lírico, multifacetado, é o autor do seminal ‘Pela estrada da Poesia – Coletâneas de Poemas’.  A obra é para o dia 22, 19h. Autor é especialista em treinamento desportivo de alto nível, com passagens por Vila Nova, Goiás Esporte Clube, Aparecidense, como preparador físico, hoje instrutor Físico de Árbitros da Federação Goiana de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. Além de professor concursado da Rede Municipal e empresário no ramo de esportes. 

O poeta divide as leituras e a produção poética com a administração de uma propriedade de um Centro de Treinamento de Futebol.   Inteligente. Funcional. Seleção. À Avenida Rio Verde. Ao lado da Loja Catral. Apaixonado pela arte de ensinar e aprender, conhecer os próprios sentimentos e do próximo. Amante de uma boa música e leituras diversas,  escreve desde os 15 anos. Embora possua poesias escritas, textos de motivação, artigos e estudos na área de preparação física do futebol, lançará seu primeiro livro. “O primeiro passo para futuras obras.” 

Gado Cigano

Psicóloga e ilustradora, Lécia Lucas é a autora do inventivo ‘Gado Cigano. O talento em forma de poesia. Com a construção do cerrado, flores, árvores, frutos e ideal do amor. Romântico. Denúncias das agressões. Os números dos feminicídios. Poética de amor e ironias. Uma mulher cult, bela, chic & radical. Além do seu tempo. Mãe de Valentina Lucas. O seu rebento literário e poético arrebentará as estruturas do mercado de livros. De como sentir a pós-modernidade.

- Uma viagem poética.

Psicanálise & criança

Criando filhos em tempos difíceis. É o livro de autoria do médico psiquiatra e psicanalista, membro do Centro de Estudo Psicanalíticos do Estado de Goiás, Daniel Emídio Souza. Artigos, ensaios, análises, reflexões e observações clínicas & psicanalíticas. Fundadas nas ideias de Sigmund Freud, Melanie Klein e Donald Winnicott. O foco é nas consequências da violência contra as crianças. Dos castigos físicos e emocionais. Os resultados desastrosos.

- Para o desenvolvimento de sua personalidade como um todo [É o que diz Daniel Emídio]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias