Home / Cultura

CULTURA

Safatle lança livro na UBE dia 22

Renato Dias

Economista, Fernando Safatle lança, dia 22, 19h30, na sede da União Brasileira de Escritores [UBE-GO], o seu novo livro. ‘História Política e Econômica de Catalão’. Exilado no Chile à época da ditadura civil e militar no Brasil, ex - guerrilheiro urbano, da Ação Libertadora Nacional, a ALN, o autor produz uma interpretação em relação às transformações operadas na infraestrutura econômica e as mudanças que ocorreram na estrutura do poder político. De Catalão. 

O período de hegemonia da produção agropecuária. Com o predomínio da oligarquia tipificada no mandonismo dos coronéis. Depois, para um ciclo em que a indústria se evidencia com a ascensão dos empresários da carne. A obra, robusta, analisa cenários nacional e estadual que impactaram a política local. Como a revolução de 1930, que liquida com a República Velha, a redemocratização do pós-guerra. Assim como o golpe de Estado civil e militar. Do ano de 1964.

Longe do silêncio

Intelectual público, Fernando Safatle não opta pelo silêncio.  Não trato somente da história dos vencedores, mas também dos vencidos, explica. O escritor relata a história da esquerda em Catalão. O primeiro Partido Comunista a ser fundado em Goiás teria sido em Goiandira, diz. Pesquisador, ele narra episódios inéditos e não revelados do governo de Henrique Santillo. Análise comparativa dos planejamentos de Henrique Santillo, Mauro Borges e Marconi Perillo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias