Home / Cultura

CULTURA

Prosa & Verso ‘sacode’ o mercado literário, dia 22

Renato Dias

Com um ‘mix inventivo’ de influências jornalísticas e literárias, como Hunter Stockton Thompson, jornalista e escritor norte-americano, marcado pelo seu estilo original e extravagante, fundador do Jornalismo Gonzo, além da narrativa de Norman Kingsley Mailer, escritor que abocanhou duas vezes o Prêmio Pulitzer, criador da não ficção criativa, assim como pelo texto de Truman Capote, ícone do New Journalism, Marcus Vinícius Beck, 24 anos, estreia no mercado editorial. Dia 22 de outubro. De 2019. Com o lançamento marcado: às 19h.  Não dá para não ir.

O point da vanguarda estética e literária é o Centro Cultural Estação Cultura – Praça do Trabalhador, instalado à Avenida Goiás. O título da obra é ‘Diário Subversivo: dias de embriaguez, utopia e tesão’. Livro-reportagem de fôlego. Como um thriller político. Onze dias de ocupação. Pós-Wall Street. Meses de outubro e novembro. Ano turbulento: 2016. Da Rádio Universitária. Uma emissora da Universidade Federal de Goiás[UFG]. É escrito em primeira pessoa. O único documento, relato, daqueles dias de embriaguez, utopia e tesão, explica o irreverente autor.

Graduado em Jornalismo pela PUC [GO], editor do DM Revista, o caderno de cultura do Diário da Manhã, veículo com 39 anos de história no mercado, em Goiânia, Goiás e Brasil, fundado por Batista Custódio e sob a presidência de Júlio Nasser, com passagem pelo O Hoje e jornalista de Metamorfose, suporte online, Marcus Vinícius Beck é um homem fiel. Evangélico? Longe disso. Um torcedor apaixonado pelo Corinthians e o Vila Nova. Mais: cinéfilo, adora Pop, rock, MPB e álcool. Ao estilo do jornalismo boêmio do século 20. Itaú Cultura: a próxima etapa.

Economia Política

Economista formado pela PUC, em Gestão Financeira na Fundação Getúlio Vargas [FGV] e mestrando na mesma instituição de ensino superior, Daniel Dias lançará, no mesmo dia, local e horário, ‘A crise financeira de 2008 no Brasil à luz da teoria keynesiana’. Um levantamento original e ‘explosivo’ da implosão do subprime. Do ano de 2008. Quadro cíclico que se iniciou nos Estados Unidos [EUA]. Uma interpretação fundada no pensamento dos teóricos da Economia. Como as teorias neoclássicas de John Maynard Keynes, Hyman  Minsky e até Irving Fisher. 

A ideia original é refletir sobre as causas da crise no próprio sistema financeiro capitalista norte-americano, aponta o pesquisador de apenas 24 anos. Assim como analisar os tipos de ativos que foram ferramentas-chave para a explosão da crise, observa o teórico. No capitalismo, pontua. Além de colocar a crise sob uma ótica dos pensadores citados acima, dispara. Para entender a partir da visão deles o que é uma crise financeira. Mais: quais fatores podem gerá-la & como solucioná-la, afirma o crítico mordaz de Paulo Guedes, ministro da Economia, hoje.

Além de analisar também os impactos na economia brasileira, narra. Um país fundado sob o escravismo colonial, a herança da Casa Grande & Senzala, o capitalismo dependente, tardio, subordinado e integrado à globalização excludente e quais foram as  medidas adotadas pela equipe econômica à época, analisa Daniel Dias. Quais as políticas do Governo Federal, o que inclui políticas macroeconômicas do Ministério da Fazenda e Banco Central [BC], para tentar conter a crise? Tanto em um âmbito fiscal quanto monetário. É o que ele promete responder.

Poesia inventiva

Formado em Educação Física pela Esefego, Gustavo Ferreira de Almeida, um poeta lírico, multifacetado, é o autor do seminal ‘Pela estrada da Poesia – Coletâneas de Poemas’.  A obra é para o dia 22, 19h. Autor é especialista em treinamento desportivo de alto nível, com passagens por Vila Nova, Goiás Esporte Clube, Aparecidense, como preparador físico, hoje instrutor Físico de Árbitros da Federação Goiana de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol. Além de professor concursado da Rede Municipal e empresário no ramo de esportes. 

O poeta divide as leituras e a produção poética com a administração de uma propriedade de um Centro de Treinamento de Futebol.   Inteligente. Funcional. Seleção. À Avenida Rio Verde. Ao lado da Loja Catral. Apaixonado pela arte de ensinar e aprender, conhecer os próprios sentimentos e do próximo. Amante de uma boa música e leituras diversas,  escreve desde os 15 anos. Embora possua poesias escritas, textos de motivação, artigos e estudos na área de preparação física do futebol, lançará seu primeiro livro. “O primeiro passo para futuras obras.” 

Poema, ilustração & Psicanálise

Psicóloga e ilustradora, Lécia Lucas é o talento em forma de poesia. Uma mulher cult, bela, chic & radical. Além do seu tempo. Mãe de Valentina Lucas. O seu rebento literário e poético arrebentará as estruturas do mercado de livros. O título é o segredo. A ser revelado no dia. Médico psiquiatra e psicanalista, membro do Centro de Estudo Psicanalíticos do Estado de Goiás, Daniel Emídio Souza publicará um livro de artigos, ensaios, análises e observações clínicas, psicanalíticas.

Fundadas nas ideias de Sigmund Freud, Melanie Klein e Donald Winnicott.O ousado Programa Prosa e Verso é uma invenção estética e política pública de leitura com a impressão digital do advogado e mestre em Filosofia, Kleber Adorno, secretário de Cultura da Prefeitura de Goiânia. A edição lançará 223 livros. O ato ocorrerá dia 22 de outubro de 2019. Horário: 19h. Local: Estação Cultural Praça do Trabalhador, Avenida Goiás. A entrada é gratuita. O parceiro editorial é o empresário Antônio Almeida. Publisher da Editora Kelps. No mercado literário há décadas & décadas. Iris Rezende [MDB] deve participar da solenidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias