Home / Cultura

CULTURA

Goiânia Mostra Curtas começa hoje, em Goiânia

Em sua 19° edição, o Goiânia Mostra Curtas se inicia na noite desta terça-feira às 20h, no Teatro Goiânia. A cerimônia de abertura do festival terá a presença ilustre da atriz e cineasta Helena Ignez, homenageada da edição deste ano e da Mostra Especial “O Amor e Suas Formas”. Na abertura, serão exibidos três filmes: O Pátio (1959, direção de Glauber Rocha), Extratos (2019, direção de Sinai Sganzerla) e Ossos (2014, direção de Helena Ignez).

Ademais, o público pode também desfrutar do pocket show denominado “O Delírio do Verbo: Manoel de Barros em canções”. A apresentação traz alguns temas expostos na produção literária do autor mato-grossense musicados de forma autoral por Júlia Tygel, que as toca ao piano, acompanhada pela voz Tatiana Parra e viola caipira de Neymar Dias.

Para além do cinema, a obra “Helena Ignez, actrice expérimentale” será apresentada ao público no dia 9 de outubro (quarta), às 17h, na Feira Audiovisual que ocorre durante o 19ª Goiânia Mostra Curtas. O lançamento também conta com a presença da artista homenageada, Helena Ignez. O livro de autoria de Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira revela a trajetória da atriz, referência no cinema com sua singularidade em atuar, destaque na estética dos anos 70.

Além disso, a Mostra conta com uma grande variedade de atividades. A Feira Audiovisual, que acontece em paralelo às mostras de filmes, será instalada na Vila Cultural Cora Coralina. No espaço haverá ainda oficinas, master classes, painéis, lançamento literário e eventos de networking. Entre todas as atividades, destaca-se os Encontros com Realizadores e Animadores ocorrem no festival. Inclusive, às 17h, da sexta-feira (11) a diretora e animadora, Rosana Urbes, falará ao público sobre Mulheres na Animação e a representativa feminina nesse segmento.

O evento envolve mostras gratuitas com 87 filme, onde 70 foram selecionados entre os mais de mil inscritos para as mostras competitivas, que se dividem em Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 18ª Mostrinha.

Já a mostra não competitiva especial – O Amor e Suas Formas, em homenagens a mulheres relevantes exibirá 17 filmes produzidos em diferentes épocas e Estados do País, que marcaram diversos períodos do cinema brasileiro. Este ano, as homenageadas da Mostra são as cineastas Helena Ignez e Olga Futemma. Será levantado também o debate “Como representar o desejo? Como representar o amor?”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias