Home / Cultura

CULTURA

Bazar Cênico Sustentável

Carlos Pereira

Começa hoje, a partir das 8h, e prossegue por três dias, no Itego Basileu França em Goiânia, o Bazar Cênico Sustentável. O evento, produzido pelos estudantes do curso superior de Produção Cênica em parceria com o Instituto de Artes e Inclusão (INAI), além de arrecadar fundos para as turmas em formação e para a produção de uma peça de teatro do INAI, busca também - com a realização de diversas atividades culturais - envolver alunos e professores com toda a comunidade.

A primeira edição do bazar aconteceu em abril deste ano. “A proposta deste projeto surge da necessidade dos alunos do curso superior tecnólogo em Produção Cênica em aprender na prática meios de financiamento próprio. O projeto de ideia da produtora e aluna Luciene Alves Araújo disponibiliza os recursos técnicos para a execução do mesmo”, afirma o professor Juliano Silvestre, coordenador do Curso de Produção Cênica do Itego Basileu França.

O Professor destaca os benefícios que vão ocorrer com a nova edição do Bazar Cênico Sustentável. “São muitos os benefícios. A começar com a prática de teorias vistas em sala de aula de matérias como Economia Criativa, Fotografia, Design entre outras, além de produzirem artistas locais convidados. O Itego Basileu França com isso tem a certeza de estar lançando no mercado de trabalho profissionais capazes de realizar e gerir diferentes ações culturais’, frisa.

Nesta 2ª edição do Bazar, agora em parceria com o INAI, estão previstas oficinas diversas, rodas de conversas e intervenções artísticas. O público que comparecer ao bazar terá a sua disposição vários itens como livros, vinis, roupas, objetos de arte e decoração, instrumentos musicais e objetos de arte sustentáveis produzidos pelos alunos do INAI, todos com preços acessíveis já que foram doados para o evento. Toda a programação cultural será gratuita, menos as oficinas que terão um custo de apenas R$ 5,00.

Ecobag - Oficina de confecção de bolsas a partir de calça jeans (Foto: Rafael Morais)

Importância

A professora Francis Veiga, presidente do INAI, instituto criado em 2016, com sede no Itego Basileu França, destaca a importância desta parceria. “A Produção Cênica é importante parceira do INAI. Realiza um relevante trabalho de inclusão. Seu Coordenador, o professor Juliano Silvestre, com o suporte do professor Thiago Santana e da professora Solange Amarilla, ambos membros do INAI, sempre realizaram atividades envolvendo os alunos de Produção Cênica, enriquecendo a parceria e também contribuindo para aproximar os alunos com o Núcleo de Arte e Inclusão Basileu França – NAIBF, um dos percussores do INAI”, ressalta.

A professora lembra que Instituto Arte e Inclusão (INAI), é uma Associação Civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, de assistência social e de saúde. Tem por finalidade propor, realizar e apoiar ações por meio de políticas inclusivas que visem a promoção da Pessoa com Deficiência e de seus familiares, estendendo suas ações para todos aqueles, com ou sem deficiência, que de uma forma ou de outra se encontrem excluídos.

O Instituto possui também um grupo de teatro que já produziu diversos espetáculos entre eles: “Felicidade” (2009), “Octo Marques – Cores e Causos” (2011), “Octo Marques – As vacas do Coronel” (2011), “Maria Grampinho” (2014, 2015, 2016 e 2017) e” Berorrokan – A origem do Mundo Karajá” (2018). Atualmente, em parceria com os alunos da Produção Cênica, o grupo de teatro está produzindo o espetáculo Boca Oca, dirigido por Thiago Santana. O texto aborda questões sobre liberdade de expressão e democracia. Sob a inspiração em teatrólogos como Brecht e Boal.

Performance do ator Marcos Maria Branquinho, estudante do cursos de Produção Cênica - Foto: Divulgação

“A montagem foi pensada para atender o público em geral, reconhecendo sua diversidade, assim realizamos sessões com audiodescrição, LIBRAS e com recursos que incluem pessoas com deficiência. Na história, um menino mimado e teimoso herda o reino do pai, cria um monte de leis bobocas e aos berros com sua boca oca enlouquece todas as pessoas, e as deixaram sem fala. Ao perceber que as leis não deram muito certo, decide procurar a sábia Coruja do Leste para ajudá-lo com seus conselhos’ explica Francis. O espetáculo estreia no mês de novembro deste ano.

A programação do Bazar Cênico Sustentável pode ser acessada pelas redes sociais do Itego, e no perfil da Produção Cênica no Instagram.

Programação:

Dia 7

Abertura - 10h - "O tempo, as palavras e a morte" - Marcos Maria Branquinho - Performance.

- Banda de Pife do Cerrado com Damião Marcelo: 10h30

- Intervenções Poéticas - Carlos Pereira, Luciene Alves, Geovani e palco aberto a qualquer momento durante todo o evento.

Dia 8

"Vas Vas Vi" Daniel Severo dança contemporânea. 10h.

"Meus oito anos" Tálita Serafim Azevedo poesia. 11h30.

"Apenas mais uma de amor" Talita Serafim + Alexandre Bellini - música. 11h40.

"Fascinação" Alexandre Bellini + Irmã Líria música. 11h45.

"Leituras dramáticas" Rayan Tilsp e alunos. 17h e 19h.

Dia 9

Encerramento:

Banda de Pife do Cerrado - Damião Marcelo - 10h

Isadora Duncan A Filha de Prometeu" - Marcos Maria Branquinho 11h e 16h.

Oficinas R$ 5,00 (Apartir do dia 8/10)

o Bag (com calça jeans) – Professora Solange Amarilla

Sabonetes artesanais – Professora Terezinha Vieira

Dança Butoh – Marcos Maria Branquinho

Local: Itego Basileu França

Serviço :

Bazar Cênico Sustentável

Endereço: Galeria de Arte do Teatro-Escola Basileu França

Endereço: Avenida Universitária 1750, Setor Leste Universitário

Data: de 7 a 9 de Outubro de 2019

Horário : das 08h às 21h

Entrada Franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias