Home / Cultura

CULTURA

O horror e a literatura: 5 livros de temática assustadora

O terror e a literatura têm uma relação muito próxima, antes do cinema, as narrativas de horror já tinham um pacto sólido com a literatura. Confira a seguir 5 obras desse estilo de produção literária assustadora.

Frankenstein

Resultado de imagem para Frankenstein

O romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, é autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. A obra é considerada a primeira obra de ficção científica da história. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório.

Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.

Drácula

Resultado de imagem para Drácula

O romance de ficção gótica lançado em 1897, foi escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Tornou-se a mais famosa história de vampiros da literatura. O aclamado autor de literatura de terror Stephen King considerou Drácula um dos três grandes clássicos do gênero, sendo os outros dois Frankenstein e Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde. A obra está em domínio público e pode ser obtida gratuitamente online, na sua íntegra, em língua inglesa.

Embora Stoker não tenha inventado os vampiros e tenha sido influenciado por contos anteriores, o seu romance foi responsável pela popularização dos vampiros na literatura e através de muitas peças de teatro, cinema e televisão. Drácula ganhou inúmeras interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.

O Iluminado

Resultado de imagem para O Iluminado

O romance de horror do escritor estadunidense Stephen King, lançado em 1977, foi o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best-seller em capa-dura. O sucesso do livro foi tanto que firmou King na carreira de escritor no gênero. Os cenários e personagens foram influenciados pelas experiências pessoais do Stephen King, incluindo suas visitas ao Hotel Stanley, no Colorado em 1974 e a sua reabilitação do alcoolismo. Um filme baseado no livro, "The Shining", dirigido por Stanley Kubrick foi lançado em 1980.

A história se passa quase que inteiramente no Overlook, um hotel fictício mal assombrado isolado nas rochosas do Colorado. A história do hotel é descrita durante o livro por vários personagens e inclui a morte de vários dos seus clientes e do ex-zelador de do isolamento matando sua família e a si mesmo.

Contos de Horror do Século XIX

Resultado de imagem para Contos de Horror do Século XIX

Nesta antologia de Contos de horror do século XIX, o escritor Alberto Manguel reuniu, especialmente para o público brasileiro, a fina flor do medo. Tão antigo quanto a civilização, o conto de horror define suas regras e chega a seu apogeu na literatura anglo-saxônica, na linhagem de escritores que vai da "gótica" Ann Radcliffe a Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft.

Mas Manguel não se contenta apenas com os mestres mais conhecidos do gênero, como Henry James, Guy de Maupassant ou Robert Louis Stevenson. Convoca escritores de toda estatura e de várias línguas, do português de Eça de Queiroz ao íidiche de Lamed Schapiro. Nesse percurso, o leitor transita por todos os ambientes e resvala em todos os motivos do conto de horror: igrejas em ruínas, subsolos pútridos, jardins ermos, prisões e campos de batalha, criaturas invisíveis, mortos-vivos, animais espantosos e espelhos encantados.

Tudo isso em sua poltrona preferida, em (relativa) segurança, desfrutando ainda do último charme deste livro: novas traduções de todas as narrativas, cada uma a cargo de um nome expressivo da cultura brasileira contemporânea.

O Médico e o Monstro

Resultado de imagem para O Médico e o Monstro

A novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, foi escrita pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886. Na narrativa, um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson investiga estranhas ocorrências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o malvado Edward Hyde.

A obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, quando em uma mesma pessoa existem tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra. O impacto do romance foi tal que se tornou parte do jargão inglês, com a expressão "Jekyll e Hyde" usada para indicar uma pessoa que age de forma moralmente diferente dependendo da situação.

Fonte: Google Books e Wikipédia

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias