Home / Cultura

CULTURA

Vila Cultural Cora Coralina recebe caminhada Rumos

A caravana Rumos Itaú Cultural biênio 2019-2020 chega hoje, às 18h30, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, com o objetivo de esclarecer informações aos artistas e pesquisadores interessados em inscrever projetos no edital. Considerado um dos maiores mecanismos de fomento à cultura do País, o Rumos está com inscrições abertas desde o último dia 3 e vai até o 18 de outubro.

Para que as inscrições não fiquem concentradas somente nas regiões sul e sudeste, integrantes da comissão irão circular pelas capitais brasileiras apresentando o edital ao público e tirando dúvidas sobre como formalizar a inscrição. Na última edição, de 2017 e 2018, que teve o projeto “Cartografia de um Doente dos Nervos” contemplado, a instituição contabilizou 247 inscritos de Goiás.

Em entrevista ao Diário da Manhã, a gerente do núcleo de consultoria jurídica do Itaú Cultural, Anna Paula Montini, afirmou que é importante ter contato com a cena local para se sensibilizar e trocar experiência com os produtores. “É bacana as pessoas que fazem cultura em Goiânia falando desse projeto. É importante vermos a grandeza da riqueza da cena local. Neste sentido, esse contato é bastante democratizante”, diz.

Conhecido no meio cultural goianiense pela peça “Causos, Viola e Cachaça”, o produtor cultural Alex Pereira disse que o Rumos Itaú Cultural é um dos melhores mecanismos de fomento à cultura do País. Questionado por este DM sobre a importância do edital em tempos onde as verbas destinadas às leis de incentivo sofreram corte, Pereira reconheceu que a iniciativa “é de extrema importância”.

“Além disso, fortalece o acesso à cultura e vai em encontro às necessidades dos produtores”, analisa o produtor cultural, acrescentando: “O fato de poder fazer cultura com um incentivo desses fora do eixo Rio-São Paulo engrandece os fazedores de arte e cultura. Aqui se produz cultura de muita qualidade. Portanto, vou, sim, colocar alguns desses projetos no Rumos”, finaliza o produtor.

Todas as regiões

O Programa Rumos é idealizado pelo Itaú Cultural desde 1997. Ao todo, a iniciativa recebeu mais de 64 mil inscrições, de todas as regiões do Brasil, desde sua primeira edição. Foram contemplados mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que contaram com o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão artística e pesquisa.

Até o momento, a dinâmica passou por Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Teresina (PI), São Luís (MA) e Belém (PA) e Rio Branco (AC). Depois de Goiânia (GO), o grupo viaja a Belo Horizonte (MG) até percorrer por todas as capitais do país, com previsão de término em outubro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias