Home / Cultura

CULTURA

Oficinas artísticas no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Acontece no próximo sábado, 28, oficinas artísticas de pintura de mandalas, na Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás). A oficina acontecerá às 10h30 e é voltada para crianças (a partir de 5 anos de idade), jovens e adultos. A palestrante é a terapeuta e mestre em Reiki, Cleide Lima.

A terapeuta destaca que os benefícios da oficina são diversos. “Aquele que confecciona uma mandala fica concentrado numa tarefa específica e assim pode canalizar sua atenção. Dessa forma, entra num estado de concentração comparável ao transe místico. Acontece o mesmo tipo de foco dos atletas e músicos quando estão empenhando suas funções”.

Ela diz ainda que, além disso, o autor da mandala exercita sua criatividade e seu poder de decisão ao lidar com a escolha de cores e padrões geométricos distintos. A técnica vem sendo utilizada para tratamentos em patologias como déficit de atenção, depressão, estresse e como terapia ocupacional. São oferecidas 20 vagas para as oficinas que serão preenchidas por ordem de chegada.

Também no sábado acontece uma oficina de gravura para crianças (a partir de 6 anos) e jovens que será desenvolvida pelo núcleo de ações educativas do Museu de Arte Contemporânea de Goiás. A iniciativa integra a programação da 13ª Primavera dos Museus, que é uma temporada cultural quando museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outros. A atividade acontece das 14h30 às 16h30 no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Todas as vagas já foram preenchidas.

Foto: Assessoria

O MAC/Goiás tem o intuito de levar ao público maior conhecimento sobre os bastidores de um museu. As atividades educativas para a 13ª Primavera dos Museus significam mais uma oportunidade para que o visitante descubra peculiaridades dos “Museus por dentro, por dentro dos museus”, conhecimentos estes que, geralmente são vivenciados apenas pelos museólogos e estudantes de arte.

Programação das oficinas:

Pintura de mandalas

Ministrante: Cleide Mocó Lima

(pedagoga, bióloga, terapeuta, mestre em Reiki)

Data: 28/09/2019 – sábado

Horário: 10h30

Local: Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Turmas de 20 alunos a partir de 5 anos de idade

Oficina de gravura
Data: 28/9, sábado - 14:30 às 16:30
Para crianças (a partir de 6 anos) e jovens.
Os inscritos deverão trazer folhas de radiografia usadas. O MAC fornecerá o restante do material.
Tempo de duração: 2h
Quantidade de participantes: 15
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer, subsolo, descendo a rampa.
Inscrições encerradas

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias