Home / Cultura

CULTURA

Heloisa Rincon inaugura exposição Jardins de Dentro em Goiânia

Durante todo mês de setembro, Heloisa Rincon expõe suas obras da série Jardim de Dentro no café Nous, na capital goiana. A artista goianisense, com formação em design, afirma que em razão de sua timidez sua família investiu em aulas de música e teatro, porém, encontrou-se nas artes plásticas pelo apreço em observar a particularidade das cores ao seu redor

Aos 8 anos, iniciou na pintura, onde se emocionou com a composição cromática e textura da obra O Terraço do Café na Place du Forum, de Van Gogh, seu artista favorito até os dias atuais. Em 2018, estudou em Valência na Espanha, onde foi inspirada pela arte abstrata durante aulas no Centre D'art Teselas. Isso possibilitou um contato maior com a cultura local, tornando realidade o sonho de enviar sua arte para o exterior.

Ademais, Heloisa também tece reflexões acerca do lugar ocupado pela mulher na arte, a jovem sente-se privilegiada pela possibilidade de ser artista no século XXI.

Quando fazemos um balanço de referências, notamos que a grande maioria é masculina. Assim como em outras áreas da sociedade, na arte a mulher também foi muito excluída. Isso não significa que não haviam mulheres produzido arte, o problema é que era visto como um passatempo limitado em quatro paredes do próprio lar. Essa privação gerou consequências presentes até os dias atuais. Não digo que não encontre dificuldades, mas me sinto privilegiada em poder fazer o que amo, comenta.

Além disso, a artista já teve algumas de suas obras expostas no Museu de Arte Contemporânea SIC Bartão, em Cuiabá. Suas principais referências artísticas são o expressionismo, o surrealismo e o abstracionismo, além disso, também possui influências das escolas de Design em sua obra.

Heloisa acredita que a Arte é capaz de nos fazer compreender como nos relacionamos com o mundo, com os outros e com nós mesmos, tanto para quem produz, como para quem observa. E a partir dessa compreensão somos transformados e evoluímos como indivíduos e sociedade.

Quanto mais referências femininas surgirem na arte, melhor. Espero que no futuro tenhamos bem mais mulheres produzindo arte, isso é será incrível. Cresci rodeada de mulheres fortes e criativas, com mensagens para passar para mundo. Se no meu pequeno ciclo existem tantas mulheres cheias de potencial imagine quantas mais existiram antes de nós, imagine quantas foram ignoradas quando somente homens poderiam se manifestar. Quantas histórias deixaram ser contadas? Estarmos aqui é uma vitória

Jardins de Dentro

Em sua nova série, metaforicamente, Jardins de Dentro explora composições orgânicas em relação à jardins abstratos que encontram equilíbrio na combinação cromática. A ideia que cresce na artista relaciona-se com uma maneira poética de falar sobre universo interior humano: personalidade, alma e espírito; o jardim cresce de maneira voraz e desordenada evidenciando a beleza existente no caos.

É uma forma de mostrar que nosso jardim interior não é planejado, como o paisagismo humano, mas muitas vezes, caótico e imprevisível, sustenta a artista. Para Heloisa, a série é um encontro de opostos, neles, a força e a fragilidade coabitam de uma maneira real e encantadora.

Aqui nesses jardins, eu encontro descanso.
Minha mente passeia e minha alma se encontra.
Por muitas vezes parecem desordenados ou muito
abarrotados.
Há dias em que é preciso olhar mais de
longe para ver sua beleza, em outros, ela se encontra
em detalhes tão minúsculos que passaria facilmente
desapercebida por olhares desatentos.


Eu não seria capaz de regá-los sozinha, porém, foram
muitos os dias nos quais minhas lágrimas foram o seu
mais importante alimento.
Neles, a força e a fragilidade coabitam de uma
maneira real e encantadora.

Heloisa Rincon

A exposição Jardins de Dentro , terá seu lançamento hoje, no dia 03 de setembro, às 18:30. As obras ficarão expostas no Nous durante todo o mês de setembro. O Café abre de segunda à sábado das 09h às 20h, e nos domingos das 09h às 16h.

Exposição: Heloisa Rincon - Jardins de Dentro


Abertura: 03 de setembro de 2019

Duração: Durante o mês de Setembro

Local: Nous 

Endereço: Av. T-9, 1679 - St. Bueno, Goiânia - GO

Leia também: Três poetas para conhecer a autoria feminina contemporânea

5 filmes, 5 mulheres - O cinema feito por elas

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias