Home / Cultura

CULTURA

São Paulo recebe exposição de artista goiana

A tour da artista plástica goiana Míriam Leonel pelo continente europeu, com passagens por França, Portugal, Itália, Alemanha, Suíça e Vaticano, chegou ontem a São Paulo. A exposição, que vai ficar em cartaz até o final de semana, acontece na galeria do Shopping Central Plazza e contará com mostras de suas obras, com ênfase para seus anjos, que têm sido destaque em todo o mundo.

Para esse semestre Miriam ainda aguarda resposta de indicação para Academia Brasileira de Belas Artes Abba e uma possível indicação para Academia Francesa, o que ela destaca como um dos pontos mais altos da carreira de um artista. O evento, que acontecerá no Salão George V, em Paris, com data a ser definida, vem selar um ano de conquistas para a goiana, que contabilizou pela Europa medalhas e troféus por sua expressiva participação nos festivais.

Os anjos de Míriam Leonel começaram a receber um olhar especial da comunidade artística mundial a partir de 2006, quando ela foi convidada a realizar exposição na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, dentro de evento remetendo à questão da Paz Mundial. Na mostra, suas obras “Anjo de uma asa só”, “Etnias” e “Anjos da Paz” foram bastante elogiadas.

Com o que viu e vivenciou sobre o drama judaico, Míriam Leonel produziu as obras “Anjos do Holocausto” e “Anjos da Paz de Israel”, que lhe renderam menção honrosa da galeria Art&Art de Brasília, reconhecida no meio artístico nacional. Também o museu do Holocausto, na cidade de Curitiba, encomendou obras da artista para sua exposição permanente.

Idas e vindas da Europa despertaram o interesse da curadora de arte, baronesa norueguesa Giselda Salbu, da Artcom Expo, que tem levado o nome da goiana a inúmeras mostras e eventos humanitários de arte. No Brasil passou a ser franca favorita para ocupar uma das cadeiras da Academia Brasileira de Belas Artes, cujo resultado ela aguarda não sem certa ansiedade ainda para esse semestre.

De tudo que conheceu, se embrenhou pelo barroco mesclado ao realismo, mas com um viés intimista e criativo. O resultado dessa miscelânea são obras com técnica apurada, mas bem marcadas pela criatividade ímpar da artista. “Anjos e Cristos” que remetem ao antigo e ao moderno e que têm tido muita aceitação por onde passa.

Serviço

São Paulo recebe exposição de Míriam Leonel

Data: de quarta-feira até final de semana

Onde: Shopping Central Plazza

Endereço: Av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 - Jardim Ibitirama

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias