Home / Cultura

CULTURA

Festival de Cinema Brasileiro acontece em setembro

O FestCine acontece entre 23 e 30 de setembro em Goiânia. Organizado pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o festival chega a 9ª edição e esse ano com novidade, a 1ª Mostra de Longas Goianos Rubens Ewald Filho.

O festival é dedicado exclusivamente a produção cinematográfica goiana nos gêneros: ficção, documentários e animação. As inscrições podem ser feitas no site oficial do festival (www.festcine.goiania.br). Podem ser inscritos filmes goianos de todos os gêneros produzidos a partir de 2014.

Ao todo, serão convidados 10 longas, sendo quatro de ficção, quatro documentários e duas animações; e 12 curtas, sendo quatro de ficção, quatro documentários e quatro animações. Os curtas serão exibidos antes dos longas e todos os convidados receberão cachê. Para os longas o valor é R$ 5 mil e para os curtas, R$ 3 mil, além de troféu pela participação.

O FestCine

O Festival tem o objetivo de discutir os processos de produção dos filmes goianos. O encerramento, dia 30 de setembro, será marcado por um debate com a presença de cineastas brasileiros. A curadoria dos longas será da premiada cineasta Tizuka Yamazaki e os curtas da atriz Ingra Liberato.

O FestCine Goiânia é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Ao todo, em suas mostras competitivas e paralelas, foram exibidos 89 longas-metragens brasileiros e 121 curtas goianos de ficção, documentário e animação, 247 vídeos universitários e 125 caseiros nas mostras competitivas do festival, que também estimulou a produção de 30 curtas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias