Home / Cultura

CULTURA

Elas Fazem Cinema: 4° mostra de filmes dirigidos por mulheres

No próximo mês, o grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Cinema (GECI), vinculado à Faculdade de História da UFG realiza a 4ª edição da “Elas Fazem Cinema: mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres”, de 05 a 07 de setembro, no Cine Cultura, em Goiânia. Existem mulheres dotadas de um imensurável potencial artístico compondo cena audiovisual no Brasil, embora sofram consequências do silenciamento que atinge também o cinema. Nesse panorama, eventos que tem como foco a produção feminina são necessários para trazer a luz o que é realizado por essas mulheres e é problematicamente ocultado em grandes mídias.

Elas Fazem Cinema é um projeto extensão da Faculdade de História/UFG, sem fins lucrativos, que enfatiza o protagonismo das mulheres que atuam por trás e diante das câmeras e problematizam questões de gênero em suas obras. Neste ano, a mostra se volta para a temática da violência contra as mulheres, em suas diferentes facetas, e conta com o apoio da Dra. Fernanda Fernandes, do NDH, da Defensoria Pública de Goiás.

Ademais, ressalta-se que a curadoria da referida mostra resulta de estudos de Gênero, Cinema e História, especialmente sobre o tema violência, que guiaram o levantamento de diferentes filmes realizados por mulheres no Brasil, promovido, inicialmente, por Patrícia Guedes e com a colaboração da professora Ceiça Ferreira. Apoiando-se nos critérios que marcam as curadorias desse projeto (protagonismo feminino; diversidade em seu mais amplo sentido, inclusive representação regional, e os compromissos com a ética e com a justiça) o GECI estabeleceu a programação da 4ª edição da “Elas fazem cinema”.

Curtas e longas-metragens de diretoras de diferentes regiões do país, compõem a mostra de filmes

Embora a problemática da violência estivesse presente nos filmes das edições anteriores da mostra, o GECI enfrentou a necessidade de enfatizá-lo em 2019, de modo a pautar diretamente esse perverso fenômeno, cujos índices se acentuam, revelando que a violência atravessa a sociedade, em seus diferentes estratos (gênero, classe, raça-etnia, geracional, sexual, regional) afetando ainda mais as mulheres, no atual cenário político-cultural brasileiro.

No dia 05 de setembro, no auditório da Faculdade de História da UFG, às 14 horas, haverá a pré-abertura da mostra “Elas Fazem Cinema” com a exibição do filme “Kuña Porã - Matriarcas Kaiowa e Guarani”, dirigido por Fabiana Fernandes e Daniela Jorge João, seguida de mesa de debate composta pelas diretoras, pela antropóloga Mônica Pechincha e com a participação especial do professor Losandro Tedeschi (UFGD), coordenador da Cátedra Unesco em Gênero e Fronteira na UFGD.

No mesmo dia, às 19 horas, a abertura oficial acontecerá no Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia, com uma programação igualmente especialíssima, com a exibição de “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira, agraciada pelas presenças da personagem do filme, ex-prisioneira política, Iara Prado e da professora da PUC/GO, também ex-prisioneira política, Aparecida Skorupsky, com a mediação da professora Alcilene Cavalcante. A entrada é gratuita.

Curtas e longas-metragens, entre ficções e documentários, de diretoras de Goiás e de diferentes regiões do país, compõem a mostra, havendo debates após as exibições com a presença de diretoras, atrizes/personagens e colaboradoras convidadas, entre elas: Maria Aparecida Skorupsky, professora da PUC/GO e ex-prisioneira política; a professora Ceiça Ferreira, do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG; Eronilde Nascimento, liderança do movimento Mães de Maio do Cerrado de Goiás; Fabiana Fernandes, cineasta mato-grossense do sul; Dra. Fernanda Fernandes, do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, da Defensoria Pública de Goiás; Iara Prado, professora, ex-prisioneira política, personagem do filme “Torre das Donzelas”; Lívia de Paiva, cineasta cearense; Milena Ribeiro, cineasta goiana; Monica Pechincha, professora do PPG em Antropologia Social da UFG; Pollyanna Marques Vaz estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UEG; Vanessa Gouveia, cineasta goiana.

SERVIÇO

O que: 4ª Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres

Quando: De 05 a 07 de setembro

Onde: Cine Cultura

Com informações da página Elas Fazem Cinema

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias