Home / Cultura

CULTURA

Do Brasil e sobre o Brasil: 5 documentários disponíveis na Netflix

A partir de produções disponíveis na Netflix, a história do país tropical é exposta por inúmeras óticas, ampliando concepções e tecendo narrativas que exploram diversos aspectos que o caracterizam. Diante disso, a plataforma de streaming disponibiliza alguns documentários produzidos no Brasil, que paralelamente também se referem ao país.

Embora sejam de diferentes focos, as produções têm o Brasil como tema central, juntamente com suas problemáticas e particularidades. Sem mais delongas, confira a seguir cinco documentários que são a cara do país do carnaval.

Ser tão Velho Cerrado

O Cerrado sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados com o fim do bioma, alguns moradores da Chapada dos Veadeiros decidem se unir para procurar novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente em que vivem. O desafio, agora, é conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto.

A elaboração de um plano de manejo os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo delicado, porém necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

Mais do que promover a reflexão, o cinema também tem como missão propiciar a mobilização social ao abordar temas pertinentes, trazendo para o centro da roda uma discussão necessária e que merece muita atenção. É neste contexto que se encaixa Ser Tão Velho Cerrado, documentário de André D'Elia que entrega uma aproximação acentuada do desmatamento no Brasil e nas inúmeras consequências da destruição da natureza, movidas e permitidas pelas leis do novo Código Florestal. Corajoso e sobretudo com teor informativo, o documentário apresenta muito bem a ambientação do cerrado e daqueles que ali vivem.

Guerras do Brasil

Criada por Luiz Bolognesi, esta série documental detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado, desde os primeiros conquistadores até a violência nos dias de hoje. Através de depoimentos de historiadores, ativistas, professores e pesquisadores compõe-se um painel sobre cada uma dessas guerras que nos possibilita refletir sobre suas raízes e consequências até os dias atuais.

As produções da Netflix têm o Brasil como tema central, juntamente com suas problemáticas e particularidades

A série, disponível na Netflix, apresenta em 5 episódios de 26 minutos, os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. A narrativa será costurada pelos depoimentos dos principais conhecedores dos fatos. Clips de imagens com trilha utilizando imagens de arquivos e ilustrações darão um ritmo ágil aos programas, permitindo ao espectador visualizar os acontecimentos e compreender a história do país a partir do seu cerne: o conflito.

Os episódios são independentes entre si e podem ser assistidos fora de ordem, de acordo com seu interesse por tema. Todos trazem observações muito instigantes, números, animações, imagens de arquivo, enfim, muita matéria de reflexão para buscarmos entender como chegamos até aqui do jeito que somos.

Investigação Criminal

Investigação Criminal é uma série de televisão de 2012 que foi veiculada originalmente no canal A&E, muito embora seus direitos de exibição tenham tenham sido adquiridos pela Netflix no ano de 2018. A série aborda, por meio de sequências de entrevistas, a história de grandes crimes que chocaram os brasileiros, como o dos Nardoni, dos Richthofen, Maníaco do Parque, Mércia Nakashima e do cartunista Glauco.

A série documental se destaca por trazer à luz para o público detalhes, investigativos que estruturaram os crimes de maior repercussão midiática no país. Investigação criminal não abusa das cenas fortes, mas é bom lembrar que há de se ter estômago para reviver esses casos que mexeram com os brasileiros.

Um Novo Capitalismo

A Oxfam divulgou um relatório demonstrando que o 1% mais rico da população mundial detém a mesma riqueza do que os 99% restantes. O que fazer para construir um mundo mais justo diante dessa imensa desigualdade social?

No referido documentário, que conta com a direção Henry Grazinoli, empreendedores brasileiros, indianos e mexicanos inspirados por uma recente pesquisa da ONU que aponta a gravidade das desigualdades sociais no mundo, pensam em estratégias para reformular o capitalismo de forma mais justa e humana, através de empresas com impacto social; explorando alternativas diante do sistema atual para viabilizar negócios lucrativos sem abrir mão do combate à desigualdade.

Terra Brasil

Terra Brasil é uma série documental que acompanha três viajantes, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza, por diversas áreas naturais do País, conhecendo e descobrindo as várias naturezas em solo brasileiro.

Em vinte episódios na Netflix, os três guias mostram paisagens naturais, áreas conservadas e a biodiversidade brasileira por meio de divertidas expedições na terra verde-amarela. Gravados durante o ano, os episódios contam sempre com um guia local que se torna um quarto personagem do programa, apresentando detalhes e riquezas da natureza regional a ser explorada.

Mais vídeos:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias