Home / Cultura

CULTURA

5 obras de Machado de Assis para baixar gratuitamente

Peça chave na história da literária brasileira e considerado o introdutor do realismo no Brasil, Machado de Assis foi um escritor considerado por muitos críticos, o maior nome da literatura do Brasil e uns dos maiores da literatura em língua portuguesa. A escrita do autor abrangeu praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Carioca, negro, e de origem humilde, Machado de Assis mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. O escritor assumiu diversos cargos públicos e conseguiu precoce notoriedade em jornais, onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras, à qual ele se devotou até o fim da vida.

Confira cinco obras do autor em domínio público disponíveis para download gratuito.

Dom Casmurro

Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899 pela Livraria Garnier. Narrado com foco narrativo em primeira pessoa, seu personagem principal é o carioca de 54 anos Bento de Albuquerque Santiago. É uma das grandes obras do autor e confirma o olhar crítico que Machado estendia sobre toda a sociedade brasileira. No livro, evidencia-se a presença de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.

Link para download

Helena

Helena é um romance publicado em 1876. Aqui, o leitor se vê diante da sutileza psicológica e filosófica dos romances da fase madura de Machado. Caracterizado como um romance urbano,a obra faz críticas aos costumes sociais do século XIX. Helena foi inicialmente publicado em forma de folhetim no jornal, posteriormente, o romance foi adaptado para televisão em forma de telenovela três vezes.

Link para download

Esaú e Jacó

Esse é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado em 1904, quatro anos antes da sua morte, em pleno apogeu literário, depois de escrever em 1899, Dom Casmurro. Em Esaú e Jacó Machado despoja-se da excentricidade num texto que abandona resquícios do picaresco num realismo que retoma a primeira fase do autor.

Link para download

Quincas Borba

Publicado em 1891, inicialmente em formato de folhetim, Quincas Borba pertence a trilogia realista de Machado de Assis composta por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. O romance inclui uma paródia ao cientificismo e ao evolucionismo da época.

Link para download

O Alienista

Publicado em 1882, O Alienista é uma obra literária humorística, embora muitos o consideram um conto, a maioria dos críticos e especialistas o consideram uma novela por causa da sua estrutura narrativa. Dividido em 13 capítulos, o clássico debate a tênue fronteira entre a racionalidade e a loucura.

Link para download

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias