Home / Cultura

CULTURA

Viaduto da Avenida São Paulo em Aparecida ganha galeria de arte urbana

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Turismo, deu início ao projeto Galeria Cidade que tem como objetivo fomentar a arte urbana e valorizar o patrimônio público do município, dando maior visibilidade aos espaços. O projeto contempla inicialmente 20 pontos que receberão as intervenções artísticas em diferentes regiões da cidade.

O primeiro a receber o projeto é o viaduto Vereador João Antônio Borges, na Avenida São Paulo, Vila Brasília, que está previsto para ser inaugurado em 26 de julho. O eixo recebe até o dia 24 deste mês, intervenções do artista plástico Marcelo Costa, com poética visual que retrata a cultura de Aparecida como os violeiros, catireiros, movimento afrodescendente, folia de reis e outras tradições.

O artista comemora a realização do projeto no viaduto que é um dos principais eixos da cidade. “Cada um tem sua forma de fazer cultura. Me sinto honrado em participar desse projeto que vai dar um novo conceito de tradição cultural para o povo de Aparecida. Quem visitar nossa cidade vai ver as nossas artes. Os espaços públicos precisam ser tomados por arte, porque onde tem arte tem reflexão”, sublinhou Marcelo Costa, artista responsável pelo cenário do viaduto.

O secretário executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco, destaca que o projeto irá criar condições para dialogar a cultura e também de promover a revitalização de pontos da cidade. “A arte contribui para a valorização da cultura do município e ajuda a reorganizar um novo conceito para os espaços públicos. Vamos levar o cenário de arte urbana para outros pontos como forma de restaurá-los com a manifestações artísticas”, destacou.

O projeto Galeria Cidade prevê também a revitalização com arte urbana do Centro histórico de Aparecida, como Estádio Annibal Batista de Toledo; além de intervenção com grafite nos CEUS das Artes da Cidade Vera Cruz e Parque Flamboyant; e do Complexo Artístico Distrito Urbano, no setor Independência Mansões. A Tintas Luztol é parceira da iniciativa e está doando todo o material necessário.

Viaduto vereador João Antônio Borges

Além das intervenções artísticas, a região do viaduto recebe obras urbanas como recapeamento da Avenida São Paulo e das vias do entorno como Rudá, Mangueiras e Colonizadores. E para dar maior fluidez ao trânsito da região, a Prefeitura de Aparecida, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, realiza a abertura da rotatória das Avenidas São Paulo, Transbrasiliana, Rio Verde e 4ª Radial. No local será implantado um cruzamento semaforizado.

Orçado em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional, o projeto do viaduto consiste no rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, com a pista passando baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial.

A obra prevê não apenas a construção do viaduto para livre acesso aos quase 50 mil veículos que passam pela Avenida São Paulo naquele trecho, mas também a implantação de um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além do paisagismo da via. A entrega completa da obra será na próxima sexta-feira, 26, às 9h.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias