Home / Cultura

CULTURA

Série goiana fala sobre tráfico internacional de mulheres

A série “Tráfico de Ilusões”, da atriz, diretora e roteirista goiana Isabela Eva já começou a ser gravada em Goiânia. A websérie retrata o mundo do Tráfico Internacional de Mulheres e aborda no enredo o drama vivido pelas vítimas e familiares, bem como o luxo em torno dos traficantes. Na produção também é retratado o trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil goiana, com o objetivo de combater esse problema, que já virou tema de filme e novelas da Globo.

Em entrevista ao Diário da Manhã, Eva relata que teve apoio de pesquisa da professora Telma Durães, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho da estudiosa é intitulada ”Tráfico Internacional de Mulheres: Goiás – Pensando a Prevenção” e jogou luz quando Eva ainda não tinha sequer a espinha dorsal do trabalho. “Estive com a professora na UFG quando meu projeto era um embrião. Fiquei impressionada com o incrível trabalho dela. E foi inspirador para mim”, diz.

A diretora conta que não conseguiu pensar um nome melhor do que “Tráfico de Ilusões”. Segundo ela, o fator determinante para fazer a série foi quando teve contato com uma pessoa que foi vítima de tráfico de pessoas. Eva revela que ela saiu do Brasil quando ainda estava amamentando e retornou ao País anos depois, após conseguir fugir da Espanha.

“Conheci recentemente uma mulher que teve a irmã nessa situação. Largou um filho de três meses e foi embora sem falar nada, ainda amamentando. Reapareceu um ano depois através de uma ligação por telefone. Já estava na Espanha se prostituindo. Conseguiu fugir. Os detalhes da fuga dela serão usadas na série. Ela me contou e chorava sem parar. Parece coisa de cinema. Mas é real”, completa.

A minissérie está com um grande elenco goiano. Além de Isabela Eva, o projeto conta com nomes como o jornalista Alex Pereira, William Lima, Rizney Lima, Lorrany Marciel, Fernando Nasser, Marina Moretti, Lorena Freitas, Aliêny de Biagi, Naiara Faria, Kevem Marley, Ankaviza e muito mais.

O primeiro episódio da série, o episódio piloto, está disponível no youtube. Canal: Tráfico de Ilusões-Minissérie. O segundo episódio teve a produção da Studio Castelo e está em fase de edição. E em breve será divulgada a data de lançamento.

OMS

Dados da Organização Mundial do Trabalho (OMT) mostram que o tráfico humano movimenta cerca de U$$ 32 bilhões por ano. Segundo o levantamento, 79% das vítimas são destinadas à prostituição, em seguida ao comércio de órgãos e à exploração de trabalho escravo em latifúndios, pecuária, oficinas de costura e na construção civil.

O Estado de Goiás há anos lidera o número de pessoas traficadas no Brasil. A importante rede do tráfico ainda coloca as goianas como grandes iscas e usam a ilusão de uma vida de luxo, de dinheiro fácil, para que mulheres deixem suas famílias e se aventurem no exterior, sendo a Espanha o país escolhido pela roteirista na série, já que existe uma estrutura mafiosa gigantesca lá.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias