Home / Cultura

CULTURA

PX lança livro com frases de Batista Custódio escritas em artigos no Diário da Manhã

Acima da mera questão de ser autorizado ou não autorizado, é um livro feito à revelia do autor, que terá acesso a ele nas mesmas condições de um leitor comum, depois de impresso. As frases foram extraídas de artigos publicados no Diário da Manhã, compreendendo o período de 1998 a 2019.

Oferece uma leitura drops de temas complexos tratados por Batista Custódio. Procura apresentá-lo sob um outro ângulo de abordagem de sua obra, e assim cativar novos leitores, democratizando sua verve de jornalista polêmico com vocação de apóstolo.

É, decididamente, uma necessária homenagem aos 60 anos de jornalismo de Batista Custódio, com o mote de “atirar flores aos vivos”!

A FORÇA DA FRASE

Exemplos do livro, para suas próprias conclusões:

ALEGRIA DE VIVER

Há muitas dores caladas dentro de mim, mas o sofrimento causado por nenhuma delas conseguiu tirar a minha alegria de viver.

ADEUS

Quando chegar a hora do corpo descer descansando ao berço da terra e a alma voltar ao Pai, o cemitério receberá apenas as tristezas que moram comigo.

ABSOLUTISMO

Já nasci com o sentimento de descrença no poder dos Governos

ANONIMATO

O anonimato subiu à fama. Bobo vira celebridade literária na autoria de livros escritos de aluguel a outros.

AVALANCHE

Nenhuma das conquistas conferidas pelas riquezas materiais move a obstinação que me torna uma avalanche humana ante o imponderável.

ADIANTE

De adulto no menino ao moço no velho, as pessoas de meu convívio assistiram eu resistir às adversidades a todo momento e jamais me viram num só instante em que eu não estivesse seguindo isolado adiante do meu tempo.

BOBOS

São esfarinhados mentais. A mentalidade deles permanece lá muito atrás dos idos do primeiro bobo que mastigou caroço de pequi nos primórdios de Vila Boa.

REPETÊNCIA

Errar, todos já erramos, mas o errado de fato é quem não se revê do erro. E continua repetindo-se no que errou.

PEDÁGIO

Salário é taxado no imposto de renda, mas a Receita Federal isenta o dízimo religioso, que dá mais lucro que o Friboi: isto é que é Fé? Cristo é o Caminho. Eles são o pedágio.

BIBLIOTECA

Há mais bobos entre os chamados homens inteligentes do governo do que livros na biblioteca que não existe no Palácio das Esmeraldas.

VENTO

É preciso ser diante da ação dos sórdidos como o vento que varre os ciscos e não se suja deles.

BRIGA PERDIDA

Toda briga é burra. Os entreverados dividem-se em duas bandas: os mais e os menos errados na desinteligência

CERTO

Os que só veem defeitos nos outros é porque não conseguem enxergar o certo neles próprios.

COMBOIO

Virá como não se consegue prender os dias para que as manhãs não nasçam. O comboio da evolução é o tropel do progresso sobre os passos do atraso.

CLASSE POLÍTICA

Goiás é onde a classe política passa compactada no descoberto do prestígio e por fora da influência direta nos andares do Planalto em Brasília.

O Estado está como um resto de mundo esquecido nos porões de líderes fora de moda. Estão a tangos às três da tarde ao sol ardente.

CHORO

Tenho uma anomalia orgânica. Não lacrimejo os olhos. Choro no coração.

COLHEITA

A vida é a colheita dos nossos atos, assim como o milho que se planta na terra. Com uma diferença perigosa, se não formos ao eito buscar a colheita, o milho se perde na terra. Já na vida, a colheita dos atos vem ser deixada em nossa porta.

NÉSCIO

Os néscios dizem o que pensam porque não pensam o que dizem.

VÉSPERA

A apreensão das vésperas costuma ser mais desgastante do que a consumação dos fatos.

VOTO ABERTO

Defendo e sempre pratiquei a linha editorial, tanto no Cinco de Março quanto no Diário da Manhã, de me posicionar ao lado do melhor candidato a governador, por entender que é um dever cívico para com a opinião pública, embora eu mantenha espaço para todos os candidatos no jornal.

ZANGA

A zanga é apropriada para os Templos do Congresso Nacional que se cobrem com a capa do civismo para dissimular o corporativismo das bancadas nas partilhas da corrupção.

Seviço:

Lançamento do livro A FORÇA DA FRASE, de Batista Custódio, organização de Px Silveira.

Volume I, 516 páginas. R$ 50,00 (disponível também nas plataformas eletrônicas da internet, por meio de e-book)

Mais informações: [email protected] (62) 99974-0091

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias