Home / Cultura

CULTURA

Cinema daqui

Foto: Reprodução

Rariana Pinheiro

Um festival já tradicional que impulsiona o cinema brasileiro e, claro, o audiovisual goiano, está quase chegando: o Goiânia Mostra Curtas, que já está em sua 19ª edição e é realizado pelo Icumam. Dos 86 curtas-metragens selecionados de diversos cantos do Brasil, 16 são produções goianas.

As quatro mostras competitivas têm 70 filmes selecionados, sendo que alguns participam de mais de uma categoria: Curta Mostra Brasil (38), Curta Mostra Goiás (11), Curta Mostra Animação (18) e 18ª Mostrinha (6). São 36 curtas de ficção, 20 animações, 13 documentários e um experimental, sendo produções de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além dessas, outras 16 estarão na Mostra Especial, não competitiva.

Os vencedores da edição deste ano vão receber o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.

Aproveitando a divulgação do filmes e a boa levada das produções “de casa” no festival, o Diário da Manhã aproveita para apresentar estas produções locais que ganharam espaço no Goiânia Mostra Curtas. 

Acompanhe a seguir:

Guará

Com direção de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista, este filme de horror, que é estrelado pelo ator Rodrigo Cunha (que fez sucesso na interpretação animalesca do espetáculo teatral “Espécie), traz a história de um lobisomem-guará que aterroriza as ruas de Goiânia. O filme estreou e fez barulho no importante festival de cinema de Minas Gerais, a Mostra Tiradentes, e no festival participa da Mostra Brasil.

Além dos Muros

Com roteiro de Robney Bruno Almeida, o documentário, que também participa da Mostra Brasil, conta a história de Mariana Vaz, que participou dos protestos de 2015 em reação ao projeto do governo de transferir a gestão das escolas públicas para as chamadas O.S. que levaram centenas de estudantes a ocuparem as escolas. No caso do filme, o cenário é o Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida. O filme também participou da 22ª edição da Mostra de Tiradentes.

31 de Março, Brasil

A animação de Emerson Rodrigues participa da Mostra Goiás e da Mostra Animação. A animação, que traz direção do professor da Escola Goiana de Desenho Animado Emerson Rodrigues, revista os horrores da ditadura brasileira.

Apartamento Vazio

A direção de Paulo Morais e Pedro Hagaferr mostra duas pessoas que dividem um apartamento sem tomar conhecimento uma da existência da outra. Nesse lugar do familiar, do segredo, do estranho, a revelação aparece. Érica, corretora de imóveis, encontra no apartamento Isa, um adolescente que se isola, na busca da constituição de sua identidade. O filme participa da Mostra Goiás.

A bicileta

O curta de Milena Ribeiro leva à Mostra Goiás uma história triste de violência doméstica. Gravado em Goiânia, Isabelle Rosa vive Clara, protagonista, que procura conforto da violência no mundo lúdico. No elenco estão ainda Allan Jacinto, João Paulo Solis e Geórgia Cynara.

AViagem de Ícaro

No filme de Kaco Olímpio e Larissa Fernandes, que também faz parte do Curta Goiás, Washington da Conceição dá vida a Bazuka, catador de materiais recicláveis. O trabalhador ter um sonho: voar. Para realizá-lo, a única alternativa é construir suas próprias asas.

Ela Só Quer Maria

Com roteiro de Victor Vinícius este é outro concorrente do Curta Goiás. No elenco estão Maria – Alê Alves, Kevin – Luis Fernando Gomes, B – José Guilherme. O curta traz a história de Maria, que vê em uma festa o cara com quem sonha há bastante tempo. Do encontro ela constrói possíveis realidades, onde seus sonhos, medos e o desejo de ser quem se é são colocados em xeque.

Julho

O concorrente do Curta Goiás explora o universo de ficção científica através do cotidiano de um prédio do centro da cidade, onde parece haver algo errado. No elenco estão nome do cinema goiano, como Eliana Santos, Allan Santana, Larissa Sisterolii, Vinícius Queiroz, Rodrigo jubé e Deusimar Gonzaga. 

Morte Insossa

De Éder dos Santos, o curta  traz no elenco as atrizes Natália Dantas e Kariny Oliveira. Na produção, questionamentos assombrosos sobre se a morte é mesmo o fim da dor, se realmente finda com o sofrimento ou traz novas dores e novas aflições. O filme compõe a mostra Curta Goiás.  

O Cinema Que Não Se Vê

O documentário de Erik Ely está também no Curta Goiás e tem no elenco nomes como Boanerges Filho, Carlos Brandão, Sidi Leite, Fabrício Cordeiro, Victor Vinícius e Samuel Peregrino. O curta conta a história de Geovani, um advogado que mora em Goiânia. Geovani assiste a um filme. Eu não sei onde ele assiste a esse filme. Eu não sei o porquê ele assiste esse filme. Eu só sei que ele deveria assistir a esse filme. Afinal, qual o sentido de fazer um filme se não há ninguém para assistir?

O Jardim Das Pedras 

Neste filme de Absair Neto o futuro vem à tona. Em 2058 as temperaturas chegarão a níveis recordes de mais de 4 graus celsius e assolarão o Cerrado goiano. Raquel (Priscila Weston) sai por esse cenário devastado em busca de água, sem saber o que pode encontrar em sua Odisseia. O Jardim das Pedras é uma dramática ficção científica que mostra um possível panorama do nosso futuro. O filme concorre ao Curta Goiás.

Rio Das Almas Negras e Das Memórias

Na produção de Taize Inácia e Thaynara Rezende, o caminho de vários negros se cruza às margens do Rio das Almas devido à exploração de ouro. Os séculos XVII e XVIII foram marcados pelo sofrimento dos negros escravizados nos garimpos e na casa da família Frota, que enriqueceu às custas de sacrifícios humanos e sonegação de impostos.

Lili´s Hair

O filme de Raphael Gustavo da Silva participa da 18ª Mostrinha. Nesta produção, Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta deixá-los do jeito que sempre sonhou.

O Evangelo Segundo a Tábua Primal

Com direção de Márcia Deretti e Márcio Júnior, o filme integra a Mostra Animação. O curta parte da revolta do personagem Tauba com a violência e o caos urbano onde vive. Como alternativa, ele cria e realiza o projeto de uma moradia ideal, uma cidade-fortaleza-robô. O curta é uma alegoria sobre o embate contemporâneo entre duas perspectivas antagônicas acerca da vida e da sociedade. Baseado na Graphic Novel Música para Antropomorfos, de Fabio Zimbres e Márcio Júnior.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias