Home / Cultura

CULTURA

Um bocado do campo na cidade

O Terça no Teatro, que acontece toda semana no Teatro Sesi recebe nesta noite, a partir das 20 horas, um espetáculo cativante, que reúne música, teatro e causos. O espaço recebe mais uma apresentação do “Causos, Viola e Cachaça, que conta com  direção de Samuel Baldani e texto de Reinaldo Clemente. O musical é um espetáculo para toda a família, tem classificação livre e o ingresso é a doação de 2 kg de alimentos ou 1 livro literário.

Em cena, os  músicos Alex Pereira e Saulo Barros interpretam dois “compadres” bons de prosa e de cantoria. Em um cenário que remete a um rancho, canções como “Cabocla Tereza”,  “Menino da Porteira” e Chico Mineiro servem de ganchos para as famosas histórias e vice versa.

“São dois caipiras, que depois de um dia de lida no campo, sentados na porta de casa, contando causos e tocando umas modas de viola. Tudo isso, regado a uma boa cachaça”, explica autor do espetáculo Reinaldo Clemente.

Ainda de acordo com ele, a peça revive um Brasil rural de outros tempos quando o campo era mais densamente habitado, cuja essência desta época está arraigado à cultura popular brasileiro. “A gente pode até sair do campo, mas o campo não sai de nós. Queremos valorizar raízes dos costumes e lazeres do povo goiano” disse Reinaldo Clemente, que já criou outros eventos ligados ao mundo das canções, como o Conversando Música.

A identificação do público com o espetáculo, segundo Alex Pereira é intensa, e é essa interatividade com a plateia que faz cada espetáculo ser único. “Sempre nos emocionamos com a reação do público. Isso nos faz ter a certeza que estamos contando um pouco da história e das raízes de cada um que vem nos prestigiar”, disse o ator.

“Acreditamos que essa iniciativa irá contribuir para a divulgação e preservação de um intenso acervo cultural caipira, para a promoção da música de raiz e para a manutenção dos causos e da moda de viola como gêneros característicos da cultura brasileira, além de promover a cachaça produzida em Goiás”, disse o ator e jornalista Alex Pereira.

Reencontros e viagens

Tudo isso, para Alex Pereira, que além  de músico é ator e jornalista, participar deste musical é motivo de importantes celebrações. “Está sendo um prazer  participar deste projeto por diversos motivos. Um deles é que estou voltando a fazer teatro após 10 anos de hiato. Outro, é dividir a cena com um parceiro de uma vida toda, que é o Saulo. È ainda muito bom trazer uma peça que resgata boa parte da história e da cultura do Brasil rural de antigamente e ainda ter a cachaça como tema”, explica.

Alex também anda animado ainda com outro motivo: o crescimento da peça. Pois, o espetáculo que estreou há três anos em um evento do mesmo nome, “Causos Viola e Cachaça e proporcionou o encontro entre produtores de cachaça, violeiros, contadores de causos e o público em geral e contou com encerramento do violeiro Roberto Corrêa, tem despertado o interesse de outras localidades.

Este ano, eles estarão em cartaz no Sesc de Caldas Novas por quatro dias. “Também, estão confirmadas apresentações em Itumbiara, Silvânia, Anápolis, além da cidade mineira Araguari”, conta o artista.

Serviço

Quando: hoje, às 20 horas

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco - Goiânia - Goiás)

Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos ou 1 livro literário

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias