Home / Cultura

CULTURA

Harmonização – a arte de combinar bebidas e pratos

Um dos principais atributos da Sommelieria é a capacidade de proporcionar experiências através da combinação entre pratos e bebidas. Ao escolher a bebida adequada o Sommelier consegue potencializar o trabalho do Chef e explorar de forma mais completa a bebida apresentada. Para o chef goiano, André Barros, harmonização na gastronomia é fiel à etimologia da palavra. “A harmonização nada mais é do que o alinhamento entre um prato e um determinado tipo de bebida, sem a possibilidade de um roubar ou cobrir o paladar do outro. Ou seja, preocupa-se de fato com a harmonia entre sabores”, destaca.

É comum encontrarmos sugestões de harmonizações entre pratos e vinhos, mas é importante salientar que a harmonização também se aplica muito bem a outras bebidas. Um produto que vem se destacando nessa proposta é a Cerveja Artesanal, principalmente em função da diversidade de aromas e sabores trazidos pelos inúmeros estilos de cerveja explorados.

Cerveja Harmoniza

A Cerveja Artesanal traz uma infinidade de aromas e sabores oriundos das mais diversas técnicas e ingredientes de cada estilo, fazendo dessa bebida um prato cheio para harmonizações. Aromas e sabores de maltes, lúpulos, fermentos, ingredientes exóticos... tudo se une na tarefa de combinar a tradicional cervejinha com o prato escolhido. A liberdade de criação trazida pela Cerveja Artesanal abre ainda mais o leque de possibilidades para que Chefs e Sommeliers explorem seus conhecimentos. Por exemplo, sabia que existem estilos de cerveja mais indicados para aquele churrasco do fim de semana? “A Harmonização com churrasco depende muito do corte escolhido, para uma picanha por exemplo, é interessante pensarmos em combinar o amargor e o teor alcoólico das IPAs com a untuosidade e o sabor da carne assada.” explica o sommelier da Cervejas Colombina, Alberto Nascimento.”

Deve se observar alguns parâmetros antes de escolher a cerveja adequada para o prato, como teor alcoólico, amargor da cerveja, características de malte e lúpulo, notas aromáticas, etc... Segundo Alberto Nascimento, é importante ter conhecimento da composição da bebida e do prato para melhor harmonizar a cerveja e o preparo escolhido: “Os elementos da bebida devem realçar o prato e vice-versa, sempre buscando um equilíbrio entre as forças do prato e da cerveja, de forma que um não apague o outro. Via de regra pratos mais intensos harmonizam com cervejas mais intensas, e cervejas mais leves e refrescantes com pratos mais suaves, menos condimentados e pouco gordurosos.”

A harmonização pode seguir três caminhos básicos:

Harmonização por corte – Nesse formato o objetivo é que a cerveja limpe o paladar para uma próxima porção, geralmente combinando o álcool e a carbonatação da cerveja à untuosidade do prato.

Harmonização por Contraste - O contraste pede um equilíbrio de diferenças, fazendo com que características da Cerveja valorizem características do Prato e vice-versa, muitas vezes formando um terceiro sabor. A junção das notas de torrefação do malte escuro das Stouts, como a Colombina Poema, com sobremesas a base de creme branco por exemplo, formam a aconchegante percepção de café com leite

Harmonização por semelhança – Nesse caso busca-se na Cerveja caraterísticas semelhantes às do prato, gerando uma sintonia de sabores que se potencializam. Como o frescor de uma salada associada a uma Colombina Lager, ou o toque frutado de uma Colombina Weiss combinado a um prato com camarão, ou ainda as notas de malte caramelo da Colombina IPA combinadas ao maillard de uma costela suína assada.

E a Sobremesa?

É comum acharmos que ao pedir a sobremesa encerra-se o consumo de cerveja, mas a verdade é que é pena perder a oportunidade de harmonizar uma sobremesa. Algumas cervejas vão muito bem com doces e sobremesas, como as Stouts por exemplo, que trazem notas de torrefação de malte que lembram café, e frequentemente harmonizam bem com pratos à base de Chocolate, Creme Branco e frutas vermelhas. Alguns outros estilos também podem encaixar bem com os doces, como a Colombina Romaria, uma Belgian Dark com adição de Mutamba e Baunilha do Cerrado que Harmoniza muito bem com Pudim e sobremesas a base de creme branco.

Circuito Colombina

E é com o intuito de difundir e apresentar as infinitas possibilidades de harmonização entre Pratos e Cervejas, que a Colombina realiza o primeiro Circuito Colombina de Cerveja & Gastronomia. O evento, que iniciou suas atividades no dia 24 de outubro, aniversário da capital goiana, terá duração até o dia 11 de novembro e reúne casas de diversos perfis. Essa dinâmica envolve vinte e cinco estabelecimentos locais, unidos pelo objetivo de promover e reforçar a força da gastronomia local e explorar as ricas experiências oferecidas pela cerveja artesanal.

Um total de 25 casas participam desse projeto, cuja dinâmica é a de criar um prato autoral exclusivo, tendo o Cerrado como tema. Os estabelecimentos que compõem o Circuito Colombina são: Studio Burger, Artesano-Pizza e Pesto, Glória-bar e restaurante, Ateliê Pizza.Café.Arte, Poema Gourmet- Goiânia Shopping, Grá,1929-Trattoria Moderna, ÍZ, Viela Gastronômica,Piry-Bar e Restaurante, Mariana Perdomo, Plaza Inn Breeze, Ópera Café e Bistrô, Castro´s Park Hotel, Boteco Posto 15, P di Pizza,Bulls Hamburgueria, Quinta do Minho, Hurricane Sports Bar, Mont Blanc Motel, Comfort Suítes Flamboyant, Tartuferia San Paolo, Shiva alt-bar, Sanseto e República da Saúde.

(FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA REPRODUÇÃO INTERNET)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias