Home / Cultura

CULTURA

Evento reúne autores de renome para discutir a solidão digital e os desafios na educação de jovens e crianças

A solidão digital e os desafios na educação de jovens e crianças foram discutidos em um evento promovido pelo Colégio Integrado nesta quarta-feira (24/10), na unidade Jaó. Autores de livros infantis e didáticos de renome nacional, como Ilan Brenman, Viviane Mosé e Celso Antunes, trataram de temas atuais sobre a educação infanto-juvenil.

De acordo com um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, Ilan Brenman, a solidão digital é algo recente que apareceu com o uso das redes sociais, trazendo a ilusão de se ter muitos amigos, já que a pessoa se encontra sozinha fisicamente. “A gente tem que começar a ensinar os pais, as crianças e os professores de que o relacionamento virtual e real são diferentes, e o virtual não pode se sobrepor ao real. Deve-se estabelecer uma relação com o seu próprio filho, como ler um livro, por exemplo”, disse Ilan.

Para o autor, a criança nasce com o cérebro aberto e flexível e, muitas vezes, a sociedade e a própria escola, vai atrofiando isso. Brenman ressalta que a questão não é o conteúdo ruim na internet, mas o tempo que o adolescente passa vendo esse conteúdo e o tempo que ele perde em não conviver e em não se relacionar com o outro.

A psicóloga e psiquiatra Viviane Mosé comentou que antes, os pais pediam para que os filhos saissem do vídeo game, e hoje, são os pais que ficam nos celulares. “As crianças e os adolescentes querem que os pais os ouçam e os vejam. É a ausência da experiência que as crianças estão reclamando. Nós, pais, estamos sem intimidade com nossos filhos. Não é falta de dedicação, mas de contato físico. Precisamos de coisas que nos chamam para o chão. Resgatando o afeto com momentos divertidos, e os animais de estimação são fundamentais nesse processo”, frisou.

Durante o evento, Mosé ressaltou ainda que a doença mais incapacitante do século XXI é a depressão, e o suicídio é a segunda maior causa de morte de jovens no mundo e a terceira no Brasil, sendo que o suicídio de crianças de 10 a 14 anos subiu 40% nos últimos 10 anos no País. “Quando os jovens se auto mutilam, não fazem isso porque querem sofrer, mas porque querem sentir algo. O excesso de virtualidade nos tiram o corpo que é a nossa maior experiência. Só vou sentir a sua dor se eu sentir a minha”, afirmou.

O mestre em Ciências Humanas, Celso Antunes, que é autor de 180 livros didáticos, Consultor Educacional do Canal Futura e sócio-fundador do Todos pela Educação, ressaltou que o cérebro humano tem sede de aprendizado, principalmente, dos dois aos 17 anos, e que a comparação é uma excelente ferramenta para isso. “A analogia é fundamental para que as pessoas retenham o conhecimento”, disse Celso que acrescentou ainda que o mundo é cercado de regras, mas elas podem ser flexíveis e a conversa tem um poder de transformação fantástica.

O evento

O Integrado a Você foi criado com o intuito de enriquecer a relação de parceria entre a família e a escola. O objetivo é construir, a partir deste momento de diálogo e confraternização, um ambiente de convivência ética. Esta edição foi promovida pelo Colégio Integrado, que também celebra os 20 anos de atuação, e trouxe nomes como Ilan Brenman, Viviane Mosé e Celso Antunes a Goiânia, encontro trouxe nomes como Ilan Brenman, Viviane Mosé e Celso Antunes a Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias