Home / Cultura

CULTURA

Cerveja produzida em Goiás ganha medalha de ouro em competição nacional

Personalidade e sabor cercam os inúmeros frutos, especiarias e ingredientes do Cerrado. Desde gosto notável do pequi até a doçura da baunilha do cerrado, esses elementos têm se mostrado verdadeiros potencializadores das mais diversas receitas e até mesmo bebidas. Uma cerveja que possui como o seu diferencial o uso de especiarias do Cerrado em sua composição conquistou a medalha de ouro na categoria Herb and Spice na Copa Cerveja Brasil promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). O concurso é apontado por especialistas como um dos mais importantes do País. O rótulo premiado, Colombina Romaria, é produzido em Goiás. Além disso, leva em sua composição a  baunilha do cerrado e mutamba.

O evento reuniu mais de 171 cervejarias que concorreram aos prêmios desta primeira edição da Copa. Tanto a premiação quanto o encontro entre todos os representantes aconteceram em Brasília (DF) entre os dias 17 e 20 de outubro. Ao todo 590 amostras foram avaliadas por cinquenta juízes renomados dentro do âmbito cervejeiro nacional.

A medalha de ouro premiada à Colombina Romaria foi a terceira conquista de destaque da cerveja este ano. No início do ano, durante o Concurso Brasileiro de Cerveja, a “Romaria” ganhou medalha de bronze. Em junho, este mesmo rótulo foi honrado com a medalha de platina no estilo Fruit Beer no renomado Meininger´s International Craft Beer Award, considerado entre os cervejeiros germânicos como um grande concurso da categoria em solo europeu. Para o sommelier da Cerveja Colombina, Alberto Nascimento, as conquistas de 2018 trazem um significado para o conceito que a bebida carrega. “A Colombina Romaria é uma homenagem ao Cerrado e ao 'Homo Cerratensis' -termo de Paulo Bertran-. A Baunilha é uma das iguarias mais apaixonantes desse Bioma, e junto com a mutamba faz com que a Romaria carregue em sua essência a tradução do Cerrado e o legado das tradicionais doceiras da Cidade de Goiás.”, diz Alberto que desde 2014 acompanha o processo de produção da Cerveja Colombina.

O notável reconhecimento desta técnica de unir especiarias e frutos locais é para a diretora-geral da Cervejaria Goyaz, Patrícia Mercês criativamente estimulante e assertiva. “Quando decidimos inserir em nosso processo a combinação com os ingredientes característicos de nossa região, sabíamos que o resultado final seria um produto muito conceitual e especial. Agora ver este reconhecimento e valorização é extremamente gratificante e nos deixa ansiosos para voltar pra casa e criar cada vez mais”, conta a engenheira de alimentos. (Foto: reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias