Home / Cultura

CULTURA

São encontradas 12 novas luas de Júpiter

Astrônomos descobriram 12 novas luas orbitando Júpiter. Um desses astros surpreendeu os pesquisadores, pois possui uma órbita que não se parece com os demais. A lua tem apenas um quilômetro e meio de diâmetro e foi batizada de Valetudo em homenagem à deusa da saúde. Segundo o estudo, é provável que seja o menor satélite de Júpiter.

Valetudo se move em direção contrária as outras luas do planeta, por isso, caso se cruze com elas pode acontecer colisões frontais.

As outras duas luas estão em um grupo que gira muito mais perto do planeta, cujas órbitas coincidem com o giro de Júpiter. Pesquisadores acreditam que os objetos celestes sejam pedaços de um satélite maior que acabou se destruindo em órbita.

Com a descoberta das 12 novas luas, Júpiter se tornou o planeta do sistema solar com mais satélites. A primeira pista sobre os novos astros aconteceu quando uma equipe do Instituto Carnergie, dos Estados Unidos, examinava o céu em busca de objetos celestes.

O Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional usou os dados obtidos para calcular as órbitas das novas luas, um processo que durou cerca de um ano.

Com informações de outros portais

(Foto: wikimedia commons)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias