Home / Cultura

CULTURA

Estação espacial chinesa cai no oceano Pacífico

A estação espacial chinesa Tiangong-1 ou "Palácio celeste 1" entrou na atmosfera terrestre e caiu na região central do Pacífico Sul neste domingo (01/04). De acordo com o Escritório de Voos Espaciais Tripulados (CMSEO), a maior parte da nave, que pesa 8,5 toneladas, se desintegrou durante a reenrtada na Terra. Não foi divulgado se algum fragmento chegou ao solo.

O órgão já havia informado que a estação espacial iria fazer uma reentrada descontrolada na atmosfera terrestre na Páscoa. A Agência inclusive havia divulgado que a entrada teria sido próxima à costa de São Paulo e Rio, entretanto a informação foi atualizada. Não havia nenhum tipulante na nave.

A estação espacial foi lançada em 2011 e recebeu missões com e sem tripulação. A nava deveria ter sido derrubada em 2013, contudo ela continuou em operação até março de 2016 quando a China afirmou que perdeu o controle do módulo. Na época, foi divulgado que não era possível controlar a entrada na Terra.

Ainda de acordo com o Departamento de Engenharia Espacial Tripulada da China, a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um objeto espacial de mais de 200 gramas era de uma em 700 milhões.

Tiangong-1 foi a primeira estação espacial construída e lançada pela China. A princípio o módulo tinha o objtivo de aperfeiçoar as tecnologias de aproximação e acoplamento de naves espaciais.

(CMSE/Divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias