Home / Cultura

CULTURA

90ª edição do Oscar destaca a diversidade

Nesta 90ª edição, que ocorreu neste domingo (04/02), o Oscar 2018 deu destaque para a tema igualdade. No início da premiação, o apresentador da edição deste ano, Jimmy Kimmel, citou a ação de diversas pessoas de Hollywood de esconder os vários casos de assédio sexual, trazendo à tona também, o caso de Harvey Weinstein, acusado de assédio e estupro por atrizes como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e Cara Delevigne.

Em um determinado momento da ceriomonia, Jimmy chegou a dizer que o melhor homem é a estatueta do Oscar, pois sempre sabemos onde estão suas mãos e não tem pênis. Uma das surpresas da noite, foi a premiação do filme "Uma Mulher Fantástica", o longa chileno dirigido por Sebastián Lelio levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. O filme conta a história de Marina, uma garçonete transexual que tem o sonho de ser uma cantora de sucesso. E para dar o aspecto de vida real a temática a atriz Daniela Vega, também transexual foi chamada para interpretar a garçonete. Um marco para a cinematografia mundial.

Um outro momento da cerimonia também chamou bastante a atenção de todos a atriz queniana Lupita Nyong'o ("12 Anos de Escravidão") e o ator paquistanês Kumail Nanjiani subiram ao palco para apresentar um prêmio. Ambos fizeram um bonito discurso sobre os imigrantes. "A todos os sonhadores aí do outro lado, nós estamos com vocês". Também foi citado durante a noite de premiações, um fato que ocorreu em 2016, quando não havia nenhuma pessoa negra indicada aos principais prêmios, a crítica sobre tal acontecimento ficou por conta das atrizes Maya Rudolph e Tiffany Haddish.

A edição deste ano do Oscar também abordou a temática da sexualidade ao dar ao filme "Me Chame Pelo Seu Nome" a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. O longa conta a história de Elio, um sensível filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman. Ele passa outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

A noite de premiações abordou também o assunto sobre imigração. O Vencedor do Oscar de Melhor Diretor, o mexicano Guillermo del Toro começou seu discurso com a frase "eu sou um imigrante". Um momento certo para tal relato, uma vez que o presidente dos EUA, Donald Trump, pretende construir um enorme muro que separa o país do México.

Um outro fato interessante a ser considerado é que, neste ano, uma mulher foi indicada na categoria de Melhor Diretor. Greta Gerwig, indicada a está categoria, dirigiu o longa "Lady Bird". Frances McDormand, ao receber o Oscar de Melhor Atriz por "Três Anúncios Para Um Crime", fez todas as mulheres indicadas a alguma categoria se levantarem na plateia. "Olhem para todas elas. Todas nós temos uma história para contar, e projetos que precisam de financiamento. Nos chamem para seus escritórios, ou vão até os nossos, que nós contaremos tudo sobre elas”, disparou a atriz.

Confira agora, os premiados da 90ª edição do Oscar:

Melhor filme - A Forma da Água

Melhor diretor - Guillermo del Toro (A Forma da Água)

Melhor atriz - Frances McDormand (Três Anúncios para um Crime)

Melhor ator - Gary Oldman (O Destino de Uma Nação)

Roteiro adaptado - James Ivory (Me Chame pelo Meu Nome)

Roteiro original - Jordan Peele (Corra!)

Atriz coadjuvante - Alisson Janney (Eu, Tônia)

Ator coadjuvante - Sam Rockwell (Três Anúncios para um Crime)

Filme estrangeiro - Uma Mulher Fantástica

Melhor Design de Produção - A Forma da água

Melhor Fotografia - Blade Runner 2049 (Roger Deakins)

Melhor Figurino - Trama Fantasma

Melhor Canção - Remember me ("Viva - A vida é uma festa")

Melhor Edição - Dunkirk

Melhor Mixagem de Som - Dunkirk

Melhor Edição de Som - Dunkirk

Melhor Animação - Viva: A vida é uma festa

Melhor Curta de Animação - Dear Basketball

Melhor curta - The silent child

Melhor Trilha Sonora - A Forma da água

Documentário - Ícaro

Melhor documentário em curta-metragem - Heaven is a traffic jam on the 405

Melhor maquiagem e cabelo - O destino de uma nação

Melhores efeitos visuais - Blade Runner 2049

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias