Home / Cultura

CULTURA

Ubirajara Galli – 1977-2017 – 40 Anos InVerso

A noite de hoje (12/12) marca o lan­çamento do compilado das obras do escritor goiano Ubirajara Galli. O autor, que também escreve se­manalmente no DMRevista a co­luna Historiografia Goiana, que é publicada aos domingos na sex­ta página deste caderno, convi­da a todos amantes de boa poe­sia para o lançamento de seu box, com sete livros, hoje à noite, a par­tir das 19h30, no restaurante Cate­retê Bueno, que fica na avenida T-2, 318, Setor Bueno. O box vai ser dis­tribuído gratuitamente.

  1. Um rapaz latino-ameri­cano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo de Pires do Rio decide se arriscar na poesia. Com 23 anos de idade e versos ainda trôpegos, Ubirajara Galli deu início ao seu trajeto li­terário colocando no mercado o pueril, mas inegavelmente sim­bólico, Poemas e Papos, lançado pela icônica Editora Oriente.
  2. O tempo passa e, 40 anos depois, Galli tem uma carreira de destaque na literatura goiana que merece ser celebrada. São 50 livros já lançados (25 biografias, um de contos, sete de poemas e 17 de pes­quisas historiográficas). Foi diretor do Instituto Goiano do Livro, duas vezes presidente da União Brasilei­ra de Escritores – Seção Goiás, ins­tituiu e presidiu a Fundação Cultu­ral de Pires do Rio e ocupou diversos cargos em instituições culturais go­vernamentais ou não. Hoje, é mem­bro e atual vice-presidente da Aca­demia Goiana de Letras.


Se o marco inicial desse caminho é a poesia, hoje a historiografia ocu­pa papel central em sua produção. Mas a raiz de seu labor com as pa­lavras se dá no verso. E é a obra em verso que é a estrela desse momento.

Contemplado pelo edital do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Galli lança um box que recoloca no mercado seus sete li­vros de poesia. Todos foram dia­gramados respeitando os originais. Os mesmos formatos, as mesmas disposições e as mesmas concep­ções visuais de quando os livros ga­nharam vida. Somente duas mu­danças: o texto foi atualizado para o atual acordo ortográfico da lín­gua portuguesa e, em cada um dos livros, foi adicionado um pequeno resumo iconográfico do período. São matérias de jornais da época, convites para lançamentos e ou­tros recortes que contam não so­mente a história do autor, mas de toda uma geração da poesia goia­na que amadureceu e se impôs no cenário cultural do estado a partir dos anos 1980. Todo esse material foi colhido nos arquivos pessoais que Galli mantém consigo.

Inclusive, a reedição do material reanimou o autor a se dedicar nova­mente aos poemas. Para 2018, Gal­li pretende lançar um novo livro de­dicado à poesia. Sorte dos leitores.

O box com os sete livros não será vendido. As bibliotecas goianas e fi­guras de destaque do cenário cultu­ral do estado aoreceberão gratuita­mente para celebrar a efeméride de Galli. Ele merece.

Livros:

 SERVIÇO

Evento: Ubiraraja Galli – 40 Anos InVerso

Lançamento do box com os sete livros de poesia do autor

Data: 12/12/17 – terça-feira

Local: Cateretê Bueno – Avenida T-2, 318, Setor Bueno, Goiânia-GO

Horário: 19h30

Preço: O box terá distribuição gratuita

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias