Home / Cultura

CULTURA

Confira algumas dicas para conseguir uma boa pontuação no Enem

Nos próximos dois fins de semana, vários estudantes de todo o Brasil irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Com um resultado favorável, o candidato pode garantir uma vaga para uma universidade ou até mesmo uma bolsa para o financiamento de estudos, mas para conseguir uma vaga é necessário garantir uma boa nota.

Atualmente o Enem é corrigido através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a pontuação não é baseada apenas no número de acertos, mas sim no nível de dificuldade das questões acertadas, ou seja, as mais difíceis valem mais. Por isso, as provas mais difíceis acabam tendo média de notas superior à de provas mais fáceis.

Uma outra parte da prova que merece uma atenção mais redobrada é a redação. Ela não é baseada no TRI, ela se baseia na qualidade da proposta de intervenção e na qualidade dos argumentos. Se o aluno sabe argumentar e mostra uma solução eficaz para o tema, consequentemente ele terá 1000 na redação.

Confira algumas dicas para conseguir uma boa pontuação:

1 - Fique atento as provas de Redação e Matemática, pois são as avaliações onde acertar mais gera mais resultados.

2 - Dê atenção para as questões mais fáceis, pois se você acerta uma difícil e errar uma fácil sua nota pode baixar, fique muito atento a esta questão, isso pode prejudicar o resultado.

3 - Fique atento ao tempo, você tem apenas três minutos para responder cada questão.

4- Não chute qualquer alternativa para responder as questões, afinal com a TRI, os avaliadores podem identificar que o candidato estaria chutando as respostas das questões.

Foto/Reprodução

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias