Home / Cultura

CULTURA

11 comidas que todo bom goiano gosta

Pamonha, pequi, empadão...hummm...De Norte à Sul do País, não existe culinária mais saborosa do que a goiana. Aqui o milho vira ingrediente de ouro para ser usado em diversas comidas que são de conquistar o paladar até mesmo do mais exigentes. A maioria das pessoas de fora do estado que experimentam nossos pratos típicos ficam encantadas com o sabor único de comida caseira e marcante dos alimentos. Para provar que nós temos as melhores iguarias do País, o Diário da Manhã preparou uma listinha super bacana. Confira
1. Pamonha


Com queijo ou linguiça, de doce, sal ou a moda.... A origem dessa maravilha cozida é desconhecida, mas uma coisa é certa: só os goianos sabem bem como fazer esse prato. A iguaria é ideal para comer nas raras noites frias ou até mesmo chuvosas de Goiânia.
2. Pão de queijo


Há quem diga que o pão de queijo mineiro é melhor, mas nós goianos discordamos totalmente. Esse prato é feito em Goiás com muito amor e com tempero de casa de vó.
3. Empadão


Quase uma refeição inteira em um só prato. A comida une o tradicional pequi, pedaços de linguiça, queijo, milho. Tem gente que prefere a massa podre, aquela de padaria, outros preferem a massa tradicional feita com o gostinho de comida de mãe.
4. Chica doida


Como falamos lá no comecinho da matéria, tudo que une milho e os dotes culinários dos goianos é sucesso garantido. O prato foi criado há mais de 50 anos no município de Quirinopolis, a 293 km da Capital. Atualmente achar um bom estabelecimento que faz esse prato é quase uma preciosidade, afinal nem todas as pamonharias fazem a danada da chica doida.
5. X-salada


Goiânia é sem dúvidas a Capital do X-salada. Muitos pit-dogs daqui deixam muitas hamburguerias no chinelo. A gente sabe que faz bagunça, mas sanduba sem bacon, milho e batata palha é um pecado mortal.
6. Pequi


Esse sexto item é muito polêmico entre os goianos. Quem ama, ama, mas quem não gosta mal consegue aguentar o cheiro. A nossa frutinha é tão especial que a gente faz até compota para comer o ano todo.
7. Frango com gueiroba( ou guariroba para os 100% corretos)


Um prato típico de domingão na casa da vó que mora no interior é o frango com gueiroba ou guariroba. A comida parece até simples, mas tem um aroma especial e não é qualquer um que sabe fazer. Se os ingredientes caírem em mãos erradas, reza a lenda que a gueiroba amarga. O prato pode até não ser muito bonito, mas faz um sucesso nas reuniões de família.
8. Caldo


Outro item indispensável para apreciar nos dias frios. Tem gente que gosta de caprichar e acrescentar muito toucinho, queijo, mas há quem prefira apenas a cebolinha e torradas para acompanhar o prato.
9. Galinhada


Se antes o prato era receita de família que não era compartilhada por causa dos muitos segredinho, hoje a galinhada conquistou adeptos e está presente em vários restaurantes. Com pequi ou sem pequi, não podemos negar que a iguaria é uma delícia.
10. Doce de compota


Esse item tem sabor de doce de vó, muitas vezes feito no fogão a lenha. Para quem aprecia, as opções são diversas como: casca de laranja, figo, mamão, goiaba.
11. Canjica


Considerada uma sobremesa típica de junho por causa das festas de quadrilha e tudo mais, a canjica é um prato que pode ser apreciada em qualquer época do ano. Existem dois tipos: a chamada canjica branca feita com coco ralado e a canjica tradicional feita com açúcar ''queimado'', amendoim ou paçoquinha.

12. Curau

A última gostosura é também um derivado do milho. Os moradores mais antigos da nossa Capital contam que o segredo para conseguir fazer um curau delicioso era escolher muito bem a espiga de milho. Para eles o milho tem que estar bem "molinho" se não a receita "não vinga".

(Fotos: reprodução Internet)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias