Home / Cultura

CULTURA

Enogastronomia portuguesa encanta Goiânia

Portugal é um daqueles lugares tão incríveis que, se eu pudesse, voltava para lá todo ano. Seu povo, sua cultura e sua gastronomia convidam o viajante a ter uma experiência única. Sou apaixonada pela gastronomia portuguesa. Quem ama cozinha portuguesa e ainda não conhece o casal chef Edvânia e o empresário Pedro, não sabe o que está perdendo. Porto Cave é um dos meus restaurantes favoritos e também é o queridinho de diversas personalidades de Goiânia. Chef Edvânia assumiu a cozinha e segue nela até hoje. Sempre com muita simpatia e preparando verdadeiras delícias para os clientes e foi se especializando cada vez mais na gastronomia portuguesa e hoje encanta a todos com suas criações.

É claro que eu não poderia deixar de falar da chef nessa coluna de quinta-feira, não é verdade? Fui convidada para um almoço harmonizado no restaurante com vinhos do jovem português Bernardo Nápoles da vinícola Quinta do Monte Travesso. O cardápio foi assinado pela Edvânia e confesso, arrasou! Ela preparou verdadeiras delícias que casaram perfeitamente como uma orquestra sinfônica extremante afinada com os vinhos.

A chefe tem verdadeiro amor pelo que faz e dá prazer de ouvi-la falando sobre suas experiências gastronômicas e sobre suas criações na cozinha de seu restaurante. Voltando ao almoço, assim que cheguei Pedro, seu marido, sempre muito simpático me apresentou Bernardo e de imediato ele começou a me descrever sobre o trabalho na sua vinícola. Sua paixão pela bebida dos deuses era perceptível em sua fala. Ele me fez transpor estradas e mares, minha alma viajava junto com a sua história de paixão: a paixão por seus vinhos de qualidade, a paixão pelo solo, e sobretudo a paixão por Portugal. Bernardo tornou-se um especialista em vinhos, e começou a fazer parte do time das melhores empresas do ramo vinícola europeu. Assim que me sentei à mesa, o show da chef Edvânia começou. Ela começou com carpaccio de bacalhau e sardinhas portuguesas que estavam divinas. E foi um casamento perfeito com o Quinta do Monte Travesso Branco. O prato principal foi o bacalhau a Brás, gostei do inusitado e achei muito interessante harmonizar com o vinho tinto Travesso. O cordeiro assado ao vinho estava perfeito, macio e com a redução de vinho ficou maravilhoso. Adorei o harmonizá-lo com o Quinta do Monte Travesso Reserva Tinto. Me levou às estrelas. Para fechar o almoço, os seus famosos pastéis de nata que são um elixir dos deuses para comer lambendo a boca e os dedos de tão deliciosos. Tinha muito tempo que não ia ao restaurante e confesso, nunca irei parar de ir.

A quinta do Monte Travesso fica em Tabuaço no Cima Corgo, numa zona selvagem onde só a vinha e as oliveiras podem aguentar-se. Bernardo Nápoles de Albuquerque é um produtor jovem caloroso que tem paixão pelo que faz. O seu vinho é feito a partir das castas Touriga nacional, Tinta Franca, Sousão, tinto Cão. Enquanto a Touriga nacional proporciona exuberância aromática e flores e a Tinta Franca característica de estruturar o vinho. Estas duas castas são complementadas com o tinto Cão enquanto no lote do reserva as mesmas duas castas são complementadas com Sousão. Quer o tinto Cão ou o Sousão o objetivo deste produtor é dar mais vivacidade ao vinho, uma vez que as duas castas boa acidez. A uva sousão dá-lhe uma cor profunda. Um vinho denso, que tem ainda para dar muito. Vinhos expressivos e de grande personalidade. Estes vinhos não faltarão na minha adega porque são delicados intensos, fortes e inspiradores, provocam sentimentos viscerais que me fizeram refletir. Estou falando da poesia ou de vinhos? Acho que encaixam em ambos, não é? Uma das mais bonitas combinações que existem por aí, é do vinho com a poesia. Já dizia o poeta francês, Raul Ponchon: “Vinho dá poesia, poesia dá vinho.”

A goiana Edvânia adotou Portugal quando se casou aqui na capital com o português Pedro, então a chef foi estudar sobre a gastronomia portuguesa e se encantou com histórias de alguns pratos e começou a ter uma postura de grande proximidade e humildade, de descoberta e valorização dos produtos e pratos tradicionais do País.

Ela defende a cozinha portuguesa e explica que basta apenas suavizar as receitas tradicionais, tornando-as mais modernas, mas respeitando e dignificando sempre a riqueza da tradição. Uma postura que criou uma espécie de escola que acabou por ter grande influência na volta que a cozinha portuguesa tem levado nas últimas duas décadas. Não só porque foi com ela que muitos dos chefs da nova geração, aprenderam a valorizar a gastronomia portuguesa, mas ainda porque é, afinal, uma goiana prestigiando a reconhecer o valor da cozinha e dos produtos lusitanos.
Receita da semana

7-1

Pastel de Nata (Belém)

INGREDIENTES

1 litro de leite

500 g de açúcar

100 g de farinha de trigo

Casca de meio limão

2 paus de canela

2 ovos

10 gemas

500 g de massa folhada
MODO DE PREPARO
Para o recheio

Em uma panela coloque o leite, a casca do limão e os paus de canela. Leve a panela ao fogo, espere o leite ferver e desligue. Misture o açúcar com a farinha, e acrescente ao leite ainda fervendo mexendo com o auxílio de um fouet. Retire a casca de limão e a canela da panela. Deixe a mistura esfriar por 10 minutos antes de acrescentar os ovos, esse procedimento faz com que as gemas não coagulem. Em seguida, acrescente os ovos à mistura e bata até obter um creme liso e homogêneo

Para a massa folheada

Enrole a massa folhada e corte em cilindros de 3cm cada, preencha as formas com a massa e deixe descansar por 30 minutos. Preencha as formas com o auxilio de uma concha e leve ao forno pré-aquecido a 240 graus, por aproximadamente 15 minutos, ou até os pastéis ficarem dourados

(Chef Edvânia Nogueira) 

Caçarolas e vinhos

7-2

Comida saudável 

As empresárias Tana Lobo e Luiza Esperidião receberam, terça-feira, convidados para o coquetel de inauguração do GoBox , no Setor Marista. O empreendimento gastronômico traz um conceito novo para a capital, o Fast Fresh Food. A ideia é tornar a alimentação saudável mais prática, rápida e gostosa. O GoBox vai oferecer comida pronta para ser consumida em um formato chamado de “to go”, em que o cliente pode tanto pegar e consumir o alimento no estabelecimento ou apenas “pegar e levar”. O foco é comercializar alimentos saudáveis e nutritivos e ao mesmo tempo com muito sabor. Será oferecido um cardápio diário com opções de saladas, guarnições quentes, sanduíches, iogurtes, salgados, doces, açaí, smoothies e sucos. O GoBox também vai trabalhar com algumas marcas parceiras para compor o cardápio que será assinado pela nutricionista Carol Morais com a assessoria da nutricionista Naiara Rochet.

Homenagem

Vinho Maria Maria é produzido no Sul de Minas Gerais e por um compadre e conterrâneo do músico Milton Nascimento que elaborou o vinho em sua homenagem. “Eduardinho do céu, você é doido. Nunca ouvi falar em plantar uvas aqui no Sul de Minas”, reagiu o homenageado, mineiro de Três Pontas e o primeiro a provar o Maria Maria, rótulo que chegou ao Rio e ao mercado nacional.

Carne Sustentável

Roberta Sudbrack fechou seu restaurante no Jardim Botânico e abriu o “Garagem”, um lugar de sanduíches no Leblon e que amei de imediato. O seu Hamburguer é uma preciosidade cuja carne traz o selo do Sustainable Agriculture, que tem por trás a Rainforest All, que por aqui é certificada pelo Instituto Imaflora. Isso quer dizer que o blend assinado pela chef, com carne Beef Passion, é a primeira bovina brasileira 100% sustentável em todo o seu sistema de produção.

Restaurante Zoe

Estive no “O Zoe”, um restaurante bacana e uma gastronomia saudável e muito bem elaborada. A casa funciona em um endereço já conhecido dos amantes da alta gastronomia, no antigo prédio onde funcionava o Winiká, no alto do Setor Bueno. O espaço foi totalmente reformado, mantendo o ambiente cool com um toque intimista de muito bom gosto e aconchegante. A casa conta também com uma sala para reuniões mais reservada. A adega conta com 250 rótulos de vinhos clássicos, incluindo opções de orgânicos e biodinâmicos, que adoro. O atendimento é muito bom e me lembrou alguns restaurantes de São Paulo. Gostei muito!! Avenida T-13, 711 - Setor Bueno.

Curso de Vinhos

Com Vânia da Guia, dommelier que hoje está morando na Itália, formada na F.I.S.A.R. (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori). Material didático, vinhos e comidas consumidos estão incluídos no custo. Em todas as aulas serão degustados três vinhos, de diferentes tipos e origem, para ilustrar de forma prática os pontos mais importantes abordados. Da mesma forma, a aula dedicada à enogastronomia é acompanhada por exemplos concretos de como funciona a harmonização (minidegustação). Organizado por Pedro Filho, proprietário do Restaurante Bartolomeu.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias