Home / Cultura

CULTURA

Deixe estar como está

No dia 9 de abril de 1970 nasceu em São Paulo a eterna criança chamada Alexandre Magno Abrão, conhecida internacionalmente como "Chorão". O apelido foi dado por amigos do cantor que participaram do início da sua prática do skate. Como Alexandre não sabia andar e manobrar muito bem a prancha do asfalto, os amigos próximos zombavam, passando perto dele dizendo "não chora". Mal sabiam eles que a partir daí esse nome ficaria para história do rock alternativo brasileiro, marcado com várias premiações em competições radicais. Música e skate eram duas bases sólidas para o Chorão, tendo virado sócio anos mais tarde de uma pista de skate na sua cidade natal.

O Chorão se contradizia com a personalidade forte de um homem que nunca perdeu sua essência de moleque, o palco era sua pista de skate e o cantor sabia unir essas duas habilidades em um só momento. Alexandre exalava sensibilidade nas letras de suas músicas e nos tons precisos da voz rouca que assemelha-se a uma pessoa próxima e não a um cantor superstar distante. Sua carreira iniciou-se em 1992, quando mudou para Santos por motivos familiares que deixaram marcas na infância difícil e traumática. A primeira banda se chamava Whats' Up, e mesclava os gêneros musicais trash rock, crossover e hardcore. Neste grupo, fechou parceria com o baixista Champignon que tinha apenas 12 anos na época e passou no teste com êxito.

Embora tenham se dedicado bastante a esse projeto não há registros musicais na internet sobre a banda. Já em 1992 Chorão funda a clássica "Charlie Brown Jr" após um incidente em que o cantor atropela uma banca de água de coco. Nesta banca tinha a imagem do desenho americano "Charlie Brown", desenvolvida pelo desenhista Charlie M. Schulz. O “junior” foi acrescentado por Chorão simbolizando os filhos do rock alternativo brasileiro. Os gêneros eram ecléticos, trabalhavam a sonoridade do hardcore punk, reggae, rap e rock alternativo. Em 1993 a banda começa a se destacar em Santos. O projeto fluiu depois que o Chorão entregou uma fita demo com três canções gravadas para o produtor musical Rick Bonadio que resultou no seu interesse e a contratação da banda.

As influências musicais de "Charlie Brown Jr" são bandas renomadas como Blink 182, Suicidal Tendencies, Bad Brains, 311, dentre outras.  Após a contratação promissora nasce o primeiro álbum Transpiração contínua prolongada produzido por Rick Bonadio e Tadeu Patola com o selo da Virgin. Em 1999, o sucesso se instala com o novo disco: Preço Curto... Prazo Longo. De 1999 a 2006 Charlie Brown Jr ocupou a abertura do seriado de grande audiência da Rede Globo, Malhação. A banda produziu no total dez álbuns gravados em estúdio e três álbuns ao vivo.

No dia 6 de março de 2013 Chorão foi encontrado morto em seu apartamento pelo seu motorista. Naquele dia a música "Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo" fez sentido para milhares de fãs que ficaram desolados com a morte repentina do cantor que teve pouco tempo para mostrar todo o seu talento. Completou-se quatro anos da morte de um menino que só buscava sabedoria, aprendia todo dia e que corria junto, lada a lado com os seus sonhos. Suas músicas de contestação ao sistema, versos de amor que deixava a vida mais leve e gritos de coragem frente a vida marcaram um legado marcado por um shape, quatro rolamentos e um microfone que eternizaram seu legado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias