Home / Cultura

CULTURA

Goiânia recebe curso da técnica tradicional com cara moderninha

Sucesso na internet, os bordados com mensagens e desenhos irreverentes e bem-humorados têm ganhado destaque ultimamente. A técnica é antiga, mas nos desenhos estampados à mão nos tecidos podem haver mensagens como “foda-se” e frases que se tornaram memes nas redes sociais. Em Goiânia, quem quiser entrar na tendência ou até mesmo aprender a técnica para criar bordados à moda antiga pode se inscrever no curso de bordado livre promovido pela Pupila Experiências Criativas hoje (8), das 9h30 às 12h30, no Planetário do Parque Mutirama.

A aula é ministrada pelo Clube do Bordado, um coletivo que promove a cultura desse tipo de técnica para simpatizantes dos trabalhos manuais. O grupo é formado por seis sócias-bordadeiras – Vanessa Israel, Laís Souza, Amanda Zacarkim, Renata Dania, Camila Gomes Lopes e Marina Dini –, que criam ilustrações e bordados contemporâneos, promovem encontros abertos e dão cursos e oficinas pelo Brasil e pela Europa. As professoras utilizam da técnica sobre a tela para fazer desenhos com linha que exploram temas diversos com a delicadeza da agulha.

Além dos produtos diretamente relacionados ao bordado, o coletivo desenvolve ações de conteúdo que resgatam o hábito da manufatura artesanal com uma base de atuação online, usando as redes sociais como principal plataforma para ampliação do conhecimento e troca de saberes, abrindo um caminho de educação e empoderamento para além da técnica do bordado.

O bordado à mão estilo livre é uma categoria que abrange a maioria das técnicas de bordado de superfície. Qualquer tipo de projeto pode ser transformado em uma superfície bordada e o bordadeiro é limitado apenas pela imaginação. Dentre os pontos mais populares estão pesponto, haste, ponto atrás, nó francês, ponto de margarida, ponto cheio e matiz. No curso para iniciantes são ensinados os tipos de acabamento, para início e finalização do bordado, além dos pontos de contorno (haste e atrás), pontos de preenchimento (cheio) e nó francês. Além dos pontos, as professoras dão dicas para processos e como fazer o avesso do bordado.

aefafaefa

fawefaefaer

aefaefawefaf

Curso de Bordado Livre

Onde: Planetário do Parque Mutirama (Avenida  Contorno, s/n, Centro)

Dia: Sábado (8), das 9h30 às 12h30

Investimento: R$ 300 (valor pode ser parcelado em quatro vezes)

Mais informações e matrículas: (61) 98153-9049 www.facebook.com/pupila.experiencias

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias