Home / Cultura

CULTURA

CasAcorpO recebe workshop sobre danças negras com a carioca Fernanda Dias

O mês de outubro se encerra com chave de ouro na casAcorpO. O espaço recebe a atriz e dançarina carioca Fernanda Dias para ministrar o workshop Raízes do Movimento. Uma vivência nas danças negras afro-brasileiras e tradicionais do Senegal. O curso ocorre nesta sexta-feira (28/10), das 19h às 22h, e no sábado (29/10), das 10h às 13h.

Dias começa sua carreira como atriz, mas sempre esteve em contato com a dança, seja jazz, samba ou contemporânea. Em 2009 inicia sua jornada nas danças negras e a junção deste estudo com sua experiência teatral resultou no workshop que chega a Goiânia neste mês. “Unindo as danças negras com as artes cênicas, criei o Laboratório Raízes do Movimento. Uma proposta de vivência como ferramenta para permitir ao corpo do artista outras possibilidades de movimento, emoções, tons e energia”, explica.

São histórias de força, energia e resistência que permeiam o universo das danças negras. Cada movimento permite que o corpo se comunique e trabalhe junto com a mente. Seu projeto e seus estudos buscam trazer à tona a essência da dança africana, que possui papel fundamental para que as referências culturais negras continuem resistindo ao tempo. De acordo com Dias, “as danças negras sofreram diversos bloqueios e proibições. A minha proposta é que elas possam, cada vez mais, fazer parte da arte do cotidiano e que sejam reconhecidas assim como é o balé”.

O workshop Raízes do Movimento. Uma vivência nas danças negras afro-brasileiras e tradicionais do Senegal já passou por diversos lugares como Rio de Janeiro, São Paulo, França, Croácia e Nicarágua. Para a vivência em Goiânia, Fernanda Dias comenta que está muito ansiosa de trabalhar com dança pela primeira vez na capital e que os alunos podem esperar “uma troca de energia positiva, impulsionadora e uma vivência de dança negra diferenciada”.

A ministrante

Fernanda Dias vem de uma família em que música, dança e canto sempre tiveram papéis fundamentais. Acompanhando a herança familiar, seguiu carreira de atriz e bailarina. É detentora de ampla experiência em pesquisa, concepção e montagem de espetáculos que tratam das temáticas recorrentes à negritude. Hoje, formada na faculdade de dança Angel Viana e especializada em Danças Africanas Tradicionais e Contemporâneas pela Ecole Des Sables no Senegal, África, alia os conhecimentos nas artes cênicas e a pesquisa em danças negras para viabilizar a união entre dança e encenação.

Em outubro traz a Goiânia uma dança que vai além do movimento e busca trabalhar as potencialidades do corpo e mente. O workshop Raízes do Movimento. Uma vivência nas danças negras afro-brasileiras e tradicionais do Senegal é uma oportunidade única a dançarinos e qualquer pessoa interessada nas danças de raiz africana, que veja nelas uma forma de empoderamento à cultura negra. O investimento é de R$ 100,00. A casAcorpO oferece certificado de seis horas e interessados devem encaminhar email para [email protected].

Workshop Raízes do Movimento

Uma vivência nas danças negras afro-brasileiras e tradicionais do Senegal

Onde: Casa Corpo

Endereço: Av. 243, esquina com Rua 233, n° 1370, Qd. C, Lt. 08, Setor Leste Universitário - Goiânia, GO

Data: 28 e 29 de outubro de 2016

Horário: 28/10 (sexta-feira) – das 19h às 22h e 29/10 (sábado) – das 10h às 13h

Investimento: R$ 100,00

Inscrições: [email protected]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias