Home / Cultura

CULTURA

Os melhores de 2015 – 28º Troféu HQMIX

Artistas e publicações que se destacaram em 2015 serão premiados durante a28ª edição do Troféu HQMIX – evento considerado o “Oscar” dos quadrinhos brasileiros. A entrega dos prêmios será realizada no dia 3 de setembro (sábado), a partir das 19 horas, no teatro do Sesc Pompeia. Será uma festa destinada aos apreciadores da arte, que contarão, durante o evento, com a apresentação do jornalista Serginho Groisman, intervenções do Quarteto do Programa do Jô e a performance do DJ MZK na discotecagem.

Os ganhadores do prêmio foram escolhidos entre os mais de 2.000 lançamentos da área dos quadrinhos, em 2015, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas brasileiros, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

A cada ano, a estatueta do troféu é modificada, para homenagear um grande personagem dos quadrinhos e do Humor Gráfico brasileiro. Neste ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu a personagem Super-Mãe, de Ziraldo.

Na entrega do troféu, Alice Takeda será homenageada como diretora de arte de um estúdio de quadrinhos–a profissional trabalha há mais de 40 anos no Estúdio Mauricio de Sousa, em que comanda mais de 100 desenhistas e roteiristas para a produção de cerca de uma revista por dia.

Também será homenageada, como Grande Mestre dos Quadrinhos, a desenhista Eva Furnari (veja biografia resumida abaixo).

Como Grande Contribuição para a imagem dos quadrinhos no Brasil, o cartunista MAXX e seu grupo “Super-Heróis da Alegria”, que visitam hospitais vestidos de super-heróis para alegrar, principalmente, as crianças doentes, terá seu reconhecimento com o troféu. MAXX perdeu uma perna e a mobilidade de sua mão direita em um acidente de moto, e saiu da depressão com esse projeto.

A Comissão Organizadora do 28º Troféu HQMIX é composta pelos profissionais Gualberto Costa e JAL (presidentes), Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro e Will.

Categoria Teses Acadêmicas

O Troféu HQMIX foi o primeiro no mundo a premiar teses acadêmicas — TCCs, trabalhos de Mestrado e teses de Doutorado — provenientes de diferentes universidades; a maioria de universidades federais de vários estados brasileiros. Mais uma vez, esses trabalhos caracterizaram-se pelo alto nível de pesquisa. A comissão tem um critério de avaliação que se resume nos seguintes itens: Ineditismo do Tema, Estrutura do Trabalho, Metodologia, Contribuição para a Área, Redação e Apresentação Visual (diagramação, iconografia etc.). Os temas vencedores refletem atualidade e ousadia e contribuem para o enriquecimento da bibliografia brasileira de Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico. Essa categoria terá divulgação dos vencedores até o dia 3 de setembro.

Os trabalhos são analisados pela seguinte comissão: Profa. Dra. Sonia M. Bibe Luyten (presidente da comissão), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Profa. Dra. Andrea Nogueira, Prof. Dr. Nobu Chinen e Mestre Maria Cristina Merlo.

Sobre Eva Furnari

Escritora e ilustradora desde 1980, Eva Furnari tem 60 livros publicados. Nasceu em Roma, Itália, em 1948, e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Formou-se em Arquitetura, foi professora de artes, trabalhou como desenhista em revistas e publicou histórias da Bruxinha na Folhinha de São Paulo por muitos anos. Tem livros adaptados para o teatro e publicados em diversos países. Muito premiada em sua carreira, com destaque para sete Prêmios Jabuti, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e oito premiações pela FNLIJ. Também recebeu o Prêmio APCA pelo conjunto da obra.

Sobre o Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Entrega do 28º Troféu HQMIX

Data: 3 de setembro

Horário: 19 horas

Local: Teatro do Sesc Pompeia

Endereço: Rua Clélia 93 – São Paulo - SP

Evento gratuito: Retirada de ingressos no dia do evento, na bilheteria do Sesc Pompeia

Lista de Premiados


Desenhista Nacional

Rogério Coelho (Graphic MSP Louco – Fuga

e O Barco dos Sonhos)–Panini e Positivo

Roteirista Nacional

Lillo Parra (Descobrindo o Novo Mundo

e La Dansarina) – Nemo e Quadro a Quadro

Novo Talento Desenhista

Camila Torrano (Fábulas e Spam)–Zarabatana

Novo Talento Roteirista

Zé Wellington (Steampunk Ladies

– Vingança a Vapor)–Draco

Infantil

Chico Bento 2ª Série–# 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8–Panini

Publicação Erótica

Caravaggio – A Morte da Virgem–Veneta

Especial Manga

Quack – Patadas Voadoras–Draco

Livro Teórico

Imageria – O nascimento das histórias em

quadrinhos por Rogério de Campos–Veneta

Publicação de Tiras

Will Tirando N° 1–Independente

Projeto Editorial

O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 – Independente

Exposição

Exposição Beco do Rosário

Galeria Hipotética–Porto Alegre/RS

Grande Mestre dos Quadrinhos

Eva Furnari

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias