Home / Cultura

CULTURA

Baleia falsa encalha nas margens de rio em Rennes, na França

No último dia 1º de julho, em Rennes, França, a população recebeu a notícia de que uma baleia cachalote de 17 metros havia encalhado nas margens do rio Villaine, localizado no centro da cidade. Entretanto o que não contavam é que se tratava de uma intervenção artística.

A iniciativa é do coletivo da Bélgica, Captain Boomer, e foi realizada para o festival artístico Les Tombées de la Nuit. Na realização, foi colocada uma faixa de segurança e pessoas atuavam como especialistas tentando deslocar o animal.

A intenção é atentar a população para os problemas ecológicos como encalhamento de animais marinhos. Captain Boomer afirma também que a intervenção proporciona às pessoas se sentirem mais próximas da natureza e já foi realizada em outras cidades, como Londres e Valencia.

Alguns veículos de comunicação publicaram a notícia se referindo à baleia como verdadeira. Até que o jornal belga Le Soir revelou que se tratava de uma ação artística, pois já tinha noticiado uma situação parecida em janeiro de 2015, quando desvendou que a história era falsa.

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias