Home / Cultura

CULTURA

O Papa eu não sei, mas o padre por aqui é POP

Nascido em Formiga, interior de Minas Gerais, o padre mais queridinho do Brasil, é também o sucesso da intrnet. Padre Fábio de Melo começou a ganhar notoriedade a partir de 2009, chamando a atenção por sua postura e beleza, além de um carisma indiscutível e natural aptidão musical. Ele que é sacerdote, cantor, escritor, professor universitário e web celebridade, se diverte e se divide entre as muitas funções. Já são treze livros, mais de vinte álbuns, entre gravações de estúdio e ao vivo, quatro DVDs, cerca de dezoito participações em projetos de outros cantores, e oito prêmios musicais.

O padre, sempre elegante, bem trajado, de fala desenvolta é de origem humilde. O caçula de oito filhos do casal de pedreiro e dona de casa, Dorinato e Ana Maria. Padre Fábio de Melo é mestre em antropologia teológica e já lecionou Teologia Fundamental e Sistemática na Faculdade Dehoniana em Taubaté, a mesma em que se graduou em Filosofia. Foi ordenado padre aos trinta anos de idade após dezoito anos de dedicação aos estudos seminaristas,  atua na Diocese de Taubaté, interior paulista. Inspirado por Padre Zézinho, pioneiro na cantoria dos padres no Brasil, Melo gravou seu primeiro CD em 1997. Em 1999, com o disco “Saudades do céu”, o próprio Padre Zézinho fez participação ao lado de Fábio de Melo. Muitas de suas canções são autorais, ou seja, palavras do querido sacerdote.

No Domingo de Páscoa o padre foi atração principal no Programa Eliana, do SBT. O sacerdote se emocionou ao falar de Luana Muniz, a travesti com quem Fábio posou para foto no final de 2015. A imagem rodou rapidamente pela internet, e a opinião dividiu-se entre duras críticas da comunidade católica, e o respeito da comunidade LGBT pelo fato de o padre ter colocado a condição humana acima de doutrinas e preconceitos religiosos. Mas não foi bem assim que o padre se sentiu. Ele disse para a apresentadora Eliana que se sentiu desconfortável ao lado de Luana, e que se sentiu derrotado por não ser capaz de amá-la, principalmente depois de ter descoberto que havia pré-julgado uma pessoa que desenvolvia um trabalho comunitário tão bonito, voltado para pessoas carentes, moradores de rua, prostitutas e portadores do HIV.


A internet e o Padre


O Padre Fábio de Melo tem cerca de um milhão e seiscentos mil seguidores só no snap chat, onde ele é a grande sensação. Com vídeos bem humorados, críticas ao comportamento dos cristãos, conselhos aos jovens, o padre vem conquistando cada dia mais seguidores, mesmo os não católicos, que dizem que o conteúdo dos vídeos de Melo está acima de qualquer doutrina. Ele nunca olha para os vídeos, e disse no instagram que é “pra se sentir menos idiota”, e disparou “fico aqui pensando o desgosto que meu pai teria se ele soubesse que o filho dele conversa com o nada”.

A administradora de empresas, Aurea Vell, que assim com Fábio, também é mineira, pontuou em posto para o site administradores.com quais seriam os segredos para o sucesso do padre pop no span chat. Segundo ela os cinco motivos principais são: bom humos, senso crítico, leveza e verdade, atuação e fantasia, e surpresa. “Afinal, quem havia de pensar que isso viria de um padre?”, disse a administradora, pontuando que quem segue um líder religioso na internet espera algo voltado exclusivamente para aproximação com Deus, mensagens sobre religião, etc.

Falando sobre assédio das fãs, afinal, foi graças à sua boa aparência que o público feminino se encantou com ele, Fábio de Melo tira de letra. Ele já revelou em várias entrevistas que recebeu “cantadas” de várias seguidoras via internet, e disse em tom humorado que “as seguidoras querem pecar”. O mais recente episódio envolvendo o padre, cantadas e a internet foi seu post no instagram que rendeu mais de dois mil comentários. Ele postou um print (captura de tela) de um comentário de uma seguidora que o perguntava se era pecado tê-lo como crush (paquera, pretendente). A legenda trazia a resposta, de forma simples, clara e objetiva: “É sim”. Mas foi justamente a objetividade da resposta que alarmou as seguidoras, que caíram na risada. Algumas ainda complementavam: “somos milhões de pecadoras então”.


Instagram: pefabiodemelo

Twitter: pefabiodemelo

Snap Chat: fabiodemelo3

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias