Home / Cultura

CULTURA

Arquivos Revelados

Hoje é o dia em que se lembra mais um aniversário do Golpe Militar de 1964 no Brasil, a data que ficará eternamente infame, o dia 31 de Março. E esse dia é lembrado para que a memória continue preservada, nesses tempos sombrios e soturnos de polarização politica, em que aulas de história são cada vez mais necessárias.

Para que esses anos da ditadura não sejam esquecidos, nesta quinta-feira, dia 31 de março, a partir das 20 horas, no Centro Cultural UFG, terá lugar o lançamento do livro “Arquivos revelados – A Ditadura Militar em Goiás”, fruto de uma parceria entre a Associação de Anistiados do Estado de Goiás – ANIGO e a UFG. O evento é aberto a todos interessados.

Esse primeiro lançamento é considerado um evento cultural, onde os interessados no tema, assim como organizadores, autores e parceiros que ajudaram na elaboração e materialização desses dois volumes vão se encontrar e confraternizar. Também será possível adquirir uma cópia dos volumes que compõe essa super coletânea sobre a ditadura militar no estado de Goiás, que estará sendo vendida durante o evento.

Em entrevista com Marcantonio Della Corte, atual presidente da ANIGO, ele conta que o projeto de construção desses dois volumes, começou faz pelo menos dois anos. Marcantonio diz que nas quase mil páginas que integra o material, tem os principais documentos que retratam a repressão daquela época. O livro é um legado para as atuais e futuras gerações de goianos.

“Foram dois anos de pesquisa em arquivos públicos e privados, para coletar praticamente todos inquéritos militares, referente a monitoramento e prisões de militantes e ativistas políticos” - afirmou Della Corte. O presidente é categórico ao dizer que esses volumes contemplam quase que na totalidade os arquivos oficiais do regime em Goiás.

Por ser um documento bastante denso, o principal direcionamento desse material é para os estudantes, pesquisadores e historiadores. “A ideia do livro surge da necessidade da democratização das informações sobre o período militar, um compilado com fotocópias e transcrições para facilitar a pesquisa sobre esse tema”, completou Marcantonio.

Quando perguntado sobre a importância do aprofundamento da pesquisa sobre o tema da Ditadura Militar no Brasil, o presidente afirma que são extremamente necessárias para que regimes de exceção não aconteçam mais. Principalmente no que toca a questão dos direitos humanos, práticas como a tortura e o total desrespeito a pessoa humana, eram institucionais naquele período, tanto com presos comuns quanto com políticos. “A evolução da sociedade acontece no momento da tomada de consciência da população” encerrou Della Corte.

A publicação e curadoria do livro foi uma iniciativa independente da associação - ANIGO, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, o projeto Marcas de Memória, a Comissão de Anistia e o Ministério da Justiça. Nos próximos meses vai ter um outro momento de lançamento do livro, com uma motivação e foco mais político.

Serviço

Lançamento do livro: Arquivos Revelados - A ditadura militar em Goiás

Data: Quinta feira - dia 31/03

Horário: A partir das 20 horas

Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

Entrada Franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias